Uma mulher foi presa em flagrante na tarde desta segunda-feira (3/2) em Luziânia (GO), no Entorno do Distrito Federal, acusada de ameaçar e agredir sua mãe, uma idosa de 72 anos com deficiência. A prisão foi efetuada pela Polícia Civil de Goiás, após a vítima denunciar as agressões na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).
Agressões e histórico de violência
Segundo o relato da vítima, a filha invadiu sua casa sem autorização e a ameaçou de morte. A idosa também relatou ter sido agredida em outras ocasiões e que a filha, uma mulher trans, possui um histórico de violência. A agressora já havia sido presa por violência doméstica no ano passado, mas foi liberada em novembro do mesmo ano.
Medo e vulnerabilidade
Com o fim da medida protetiva que a protegia, a idosa temia por sua vida. Além das ameaças, a vítima informou que a filha a xingou de "velha deficiente", evidenciando o caráter cruel e preconceituoso das agressões, já que a mãe teve uma das pernas amputadas recentemente.
Prisão e investigação
Com o apoio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), os policiais civis prenderam a mulher em flagrante pelos crimes de injúria preconceituosa, ameaça e violação de domicílio. A agressora foi levada para a delegacia, onde permanece à disposição da Justiça. O caso serve de alerta para a importância de denunciar casos de violência contra idosos e pessoas com deficiência, que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.
Mín. 21° Máx. 29°