O Laboratório de Estruturas e Materiais de Engenharia (LEME), vinculado ao curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, tem se consolidado como um importante espaço de apoio para empresas e profissionais do setor da construção civil. Com uma infraestrutura equipada para a realização de diversos ensaios laboratoriais, o laboratório presta serviços especializados à comunidade externa, contribuindo para a qualidade e segurança das obras na região.
Os ensaios realizados pelo LEME abrangem diferentes tipos de materiais da construção civil, incluindo concreto, argamassa, agregados, blocos, tijolos, peças de pavimentação (paver) e tubos de concreto, além de alguns ensaios em madeira e aço. Entre os principais testes oferecidos estão a análise de resistência à compressão, módulo de elasticidade, resistência à tração na flexão do concreto; análise dimensional, absorção de água, coeficiente de permeabilidade, resistência à compressão de blocos, tijolos e peças de pavimentação; análise da resistência de tubos de concreto e caracterização de agregados, atendendo às necessidades do setor produtivo da região Oeste do Paraná.
A subcoordenadora do LEME, Profª Drª Giovanna Patrícia Gava Oyamada, comenta que o laboratório tem o objetivo de oferecer à comunidade externa o portfólio de ensaios. “Apoiando as iniciativas das empresas e dos profissionais de engenharia em garantir e melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, além de criar uma importante forma de interação e relacionamento entre o setor da construção civil regional e a universidade”, diz.
A docente ainda afirma que o projeto promove o conhecimento dentro da Unioeste, visto que muitos ensaios solicitados pelas empresas não são desenvolvidos em aulas práticas de disciplinas, de forma que os docentes e agente universitário envolvidos no projeto tem que compreender e equipar o laboratório para a realização destes ensaios especiais e os acadêmicos têm a possibilidade de acompanhamento dos ensaios. “Aliado a isso, o projeto garante recursos próprios ao Laboratório, os quais são investidos em materiais, manutenção de equipamentos, aquisição de novos equipamentos e, com isso, a viabilização do desenvolvimento de novas pesquisas e práticas de laboratório, tanto para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, atendendo a comunidade interna e externa”, conclui.
O estudante do 1º ano de Engenharia Civil e estagiário do LEME, Cesar Andrey Sales, menciona que a experiência de realizar os trabalhos no laboratório é única. “A prática do LEME levarei após o fim da graduação, tanto com o serviço prestado de recebimento dos corpos de provas, fresamento e a ruptura dos mesmos, não esquecendo da preparação das aulas laboratoriais para os professores, ademais vale ressaltar o contato com os docentes que transitam pelo laboratório, gerando uma troca de experiências e conhecimento”.
Além do suporte técnico, o laboratório desempenha um papel fundamental na formação dos acadêmicos de Engenharia Civil da Unioeste, proporcionando experiências práticas que complementam o aprendizado teórico. Segundo os responsáveis pelo LEME, a parceria entre universidade e sociedade fortalece a aplicação do conhecimento científico e impulsiona a inovação no setor da construção.
Os ensaios são conduzidos de acordo com as normas nacionais ou internacionais, vigentes para cada tipo de material ensaiado, sendo realizados pelo agente universitário, Engenheiro Agrícola Maxer Antonio Rosa, acompanhado do estagiário. Os resultados obtidos nos ensaios são fornecidos ao cliente por meio de relatórios técnicos, sempre verificados e assinados pelo coordenador do projeto.
Empresas e profissionais interessados nos serviços do laboratório podem entrar em contato com a Unioeste pelo telefone (45) 3220-7236 ou pelo e-mail: cascavel.leme@unioeste.br para obter mais informações sobre os procedimentos e agendamentos dos ensaios.
Clique aqui e faça parte de nosso grupo e nossas redes sociais.
Assessoria de Comunicação Social
Alexsander Marques
Mín. 21° Máx. 29°