
A Itaipu Binacional divulgou nesta quinta-feira (11) o resultado do Edital de Seleção Pública 04/2025, voltado ao patrocínio de ações artístico-culturais promovidas por entidades sem fins lucrativos. A lista pode ser conferida no site da Itaipu, no endereço
Com recursos previstos de até R$ 4 milhões, a iniciativa contempla projetos realizados em todo o Paraná e em 35 cidades do Mato Grosso do Sul.
Do total de 613 inscrições, foram classificados 57 projetos de abrangência municipal/estadual e 8 projetos de abrangência nacional/internacional. Outros 242 foram eliminados por falta de enquadramento (39%) e 306 por nota (61%).
As entidades selecionadas terão um prazo de cinco dias úteis para manifestar interesse no patrocínio, a contar do envio do comunicado por e-mail da Itaipu. Os projetos deverão ser executados entre 1º de março de 2026 e 28 de fevereiro de 2027, com prazo de até 60 dias para prestação de contas após a conclusão.
A seleção das propostas foi feita com base em diferentes critérios, como potencial de comunicação e alcance de público; acesso gratuito às ações; promoção de equidade e inclusão; e potencial de continuidade do projeto.
Além das ações artístico-culturais, a Itaipu lançou em 2025 outros dois editais de patrocínio, nas áreas de Esporte e Feiras e Exposições Municipais. As três iniciativas somaram R$ 14 milhões em investimentos. Ao todo, participaram 1.756 entidades, das quais 297 foram selecionadas, abrangendo 197 municípios e alcançando um público estimado de 2,1 milhões de pessoas.