Um helicóptero da Marinha caiu em uma área de treinamento em Formosa (GO), no Entorno do Distrito Federal, nesta terça-feira (8/8), quando tentava fazer um pouso de emergência, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Dois militares morreram e outros seis ficaram feridos.
A Marinha confirmou os dois óbitos no momento do acidente. Além disso, a Força informou que, entre os seis militares feridos, dois foram encaminhados ao Hospital das Forças Armadas, no Cruzeiro, região administrativa do Distrito Federal; os outros quatro militares recebem atendimento médico no Hospital Regional de Formosa. A Unidade Médica Expedicionária da Marinha transportou os feridos às unidades de saúde. Formosa fica a cerca de 80 km de Brasília.
Ainda de acordo com a Marinha, a aeronave era um helicóptero e UH-15 Super Cougar, que caiu durante um exercício de treinamento. O veículo pertence ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral da Marinha.
“A Marinha do Brasil informa que a Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico iniciou os procedimentos para apurar as causas e circunstâncias do ocorrido e está prestando todo o apoio aos militares e familiares envolvidos”, destacou a nota da Força Armada.
Segundo informações apuradas pelo Metrópoles, havia uma equipe de Comandos Anfíbios (Comanf), a elite do Corpo de Fuzileiros Navais.
Os Comanf são as forças especiais do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil que estão integradas ao Batalhão Tonelero, que fica na cidade do Rio de Janeiro.
Outro acidente
Em agosto do ano passado, um acidente deixou oito militares feridos no centro de treinamentos do Exército – Forte Santa Bárbara, também em Formosa.
Em nota, o comando do Exército informou que o acidente aconteceu no momento em que técnico e militares faziam procedimentos em uma viatura antiaérea Gepard, durante um exercício de adestramento de Defesa Antiaérea.
Mín. 20° Máx. 28°