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Paraná fortalece preparação de professores para avaliação internacional de estudantes

O Encontro Formativo InvestigAÇÃO, projeto piloto de iniciativa da Seed-PR voltado para a formação de professores e pedagogos, tem como objetivo aprimorar o desempenho dos estudantes paranaenses no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que será aplicado em maio deste ano

Por: Redação Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná
11/02/2025 às 14h25
Paraná fortalece preparação de professores para avaliação internacional de estudantes
Paraná fortalece preparação de professores para avaliação internacional de estudantes Foto: Lucas Fermon/SEED-PR

Será realizado, entre os dias 11 e 13 de fevereiro,  o Encontro Formativo InvestigAÇÃO, projeto piloto de iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) voltado para a formação de professores e pedagogos com o objetivo de aprimorar o desempenho dos estudantes paranaenses no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que será aplicado em maio deste ano. O encontro reunirá cerca de 250 professores e pedagogos de 32 escolas envolvidas no projeto. Também estarão presentes técnicos dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) e da Seed-PR, além do secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

"Estamos focados em garantir que o Paraná alcance os índices de liderança nesta edição do PISA. Por isso, nosso compromisso é investir na formação dos nossos professores e na inovação das tarefas em sala, para que nossos estudantes continuem entre os melhores do país", afirma o secretário.

O PISA, promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ocorre a cada três anos e avalia estudantes de 15 anos em diversos países, fornecendo informações sobre desempenho acadêmico e fatores que influenciam a aprendizagem.

 

Nesta edição, 80 países participam da avaliação, incluindo o Brasil, que terá seus resultados analisados por Estado. O Paraná se destaca nacionalmente por seus resultados expressivos no PISA, superando a média nacional nos últimos levantamentos. Em 2015, 2018 e 2022, o estado pontuou 421, 432 e 414 pontos, respectivamente, enquanto a média nacional foi de 395, 413 e 397. O objetivo desta edição é garantir um posicionamento ainda melhor no ranking nacional e também no da América Latina, por meio do fortalecimento do ensino de habilidades e competências exigidas na avaliação internacional.

EVENTO - O Projeto investigAÇÃO abordará o tema da sustentabilidade, incentivando o trabalho pedagógico interdisciplinar, o uso de metodologias ativas e a melhoria dos índices de proficiência. O foco está nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Biologia, atendendo alunos do 8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental e da 1.ª e 2.ª séries do Ensino Médio. Durante o evento, os participantes terão acesso a oficinas voltadas para a implementação do projeto, metodologias didáticas e estratégias de avaliação.

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, ressalta a relevância do evento para o aprimoramento da educação no Paraná. "O Projeto investigAÇÃO é um passo fundamental para consolidarmos a excelência do ensino no estado. Com essa iniciativa, queremos preparar nossos professores para guiar os alunos rumo a um desempenho cada vez melhor no PISA e em sua trajetória acadêmica." 

 

SOBRE O PISA - O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) é uma avaliação global realizada a cada três anos pela OCDE para medir o desempenho de estudantes de 15 anos em leitura, matemática e ciências. Além de comparar conhecimentos, o estudo analisa fatores que influenciam a aprendizagem dentro e fora da escola, permitindo que os países avaliem suas políticas educacionais e implementem melhorias. No Brasil, o Inep é responsável pela aplicação do exame, coordenando desde a tradução dos instrumentos até a análise dos resultados.

O PISA também explora domínios inovadores, como Resolução de Problemas e Letramento Financeiro, ampliando a compreensão sobre as competências dos estudantes. O Brasil participa da avaliação desde sua primeira edição, em 2000, e integra um grupo crescente de países que utilizam os dados para aprimorar a qualidade e a equidade na educação.

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