A população de Toledo, em especial a que reside na região do bairro Tocantins, aprovou, em audiência pública na última quarta-feira (9), na sede do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Toledo), a urbanização da Rua Estéfano Sechi. Ligação entre duas grandes avenidas, a Carlos Barbosa e a Ministro Cirne Lima, a via ganhará o mesmo modelo já utilizado no Centro Administrativo Moacir Micheletto. As melhorias serão realizadas num trecho de 550 metros de extensão e o orçamento total da obra é de R$ 2.439.326,57.
Estão previstas a construção de calçadas e galerias pluviais, bem como pavimentação asfáltica, sinalização viária horizontal e vertical e iluminação pública. A reunião foi aberta pelo prefeito Beto Lunitti que destacou a importância da obra que vai auxiliar no desenvolvimento de bairros próximos. “Toledo cresce de forma exponencial e precisamos estar atentos aos avanços. A obra da [Rua] Estéfano Sechi estava prevista para acontecer durante nossa gestão, pois entendemos ser necessária em virtude das diversas estruturas governamentais que foram e serão edificadas nesta região”, comentou.
Após a fala inicial, o projeto da obra foi explanado aos presentes, bem como a planilha de custos e como é feito o cálculo da contribuição de melhoria. Coube aos servidores municipais da Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo e da Fazenda realizarem estas apresentações e responderem os questionamentos dos moradores. “Será feita uma análise dos valores dos imóveis atendidos por esta obra e após a conclusão dos trabalhos eles serão reavaliados e, a partir da valorização, é calculado quanto cada proprietário terá que contribuir”, explicou o diretor de Receita Jaldir Anholeto.
O secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Sincler Gustavo Miguel, juntamente com a diretora de Planejamento Urbano, Tainara Aline da Silva, responderam às dúvidas dos moradores em relação aos retornos, rotatórias e entroncamento com outras ruas da região. “Tudo foi desenvolvido observando o planejamento urbano, com toda a sinalização prevista pela legislação de trânsito, entre outros detalhes, para atender a contento a comunidade”, disse Sincler.
A partir de agora, o município realizará os trâmites para dar inícios as obras que ficarão por conta da Empresa do Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur). O momento contou ainda com a presença da comunidade, de diversos servidores municipais, do secretário da Fazenda Jadyr Cláudio Donin, assessores legislativos e os vereadores Leoclides Bisognin, Gabriel Baierle, Genivaldo Jesus, Roberto de Souza e Pedro Varela.
Mín. 20° Máx. 24°