
A Secretaria de Obras por meio da Diretoria de produção Asfáltica concluiu o primeiro trecho de recuperação da malha asfáltica na Avenida das Cataratas, no sentido Aeroporto. O trabalho foi executado no segmento entre o Centro Universitário Uniamérica e o Restaurante China, considerado um dos pontos mais críticos da via, com a recomposição completa do asfalto.
Os serviços começaram na última segunda-feira seguindo um cronograma estratégico de manutenção do principal corredor turístico da cidade. No ano passado, o trecho já havia recebido intervenções paliativas para melhorar as condições de tráfego. No entanto, o intenso fluxo de veículos pesados, principalmente ônibus e caminhões, acelera o desgaste do pavimento, exigindo manutenção constante.
O diretor de pavimentação asfáltica, Rubens Sarlo, destaca que essa é uma via estratégica para o turismo e para a mobilidade urbana. “O fluxo de veículos pesados é muito intenso, o que compromete o pavimento com mais rapidez. Iniciamos essa etapa na segunda-feira, concluímos o ponto mais crítico e vamos seguir com as melhorias programadas”, afirmou.
Além da recomposição do trecho mais danificado, as equipes retiraram ondulações excessivas na rotatória do Shopping Palladium, realizaram operação tapa-buracos em toda a extensão da Avenida das Cataratas e na Avenida Jorge Schimmelpfeng, no trecho entre a rotatória do shopping e a Igreja Matriz São João Batista, além de intervenções nos arredores dos pontos de maior movimentação onde acontece o Carnaval FozFolia 2026.
Próximas etapas
Os serviços terão continuidade a partir de quinta-feira (19), após o Carnaval, para evitar impactos no fluxo turístico. Estão previstas a correção de ondulações no sentido centro nas proximidades da praça da Uniamérica e no entorno do bairro Boicy, além da regularização de pontos com escoamento de massa asfáltica ao longo da via e pintura.
A ação reforça o compromisso da administração municipal com a segurança viária, a mobilidade urbana e a valorização da principal porta de entrada turística de Foz do Iguaçu.