Segunda, 16 de Fevereiro de 2026
23°C 34°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

20 mil pessoas privadas de liberdade concluíram educação básica no Paraná em 2025

Entre as ações educacionais da Polícia Penal do Paraná (PPPR), há uma preocupação constante em garantir que o maior número possível de custodiados tenha acesso aos estudos, especialmente aqueles que não concluíram a escolarização na idade adequada ou estavam fora da escola antes do cumprimento da pena.

Por: Redação Fonte: AEN
16/02/2026 às 09h26
20 mil pessoas privadas de liberdade concluíram educação básica no Paraná em 2025
2025: 20 mil pessoas privadas de liberdade concluem educação básica e fazem exames nacionais Foto: PPPR

A educação no sistema prisional do Paraná alcançou números expressivos e consolidou avanços significativos na escolarização de pessoas privadas de liberdade. Ao longo de 2025, milhares de custodiados participaram de exames nacionais e concluíram etapas da educação básica, reforçando o papel da formação educacional como ferramenta de transformação social e de fortalecimento do processo de reintegração.

De acordo com a diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre, entre as ações educacionais da Polícia Penal do Paraná (PPPR), há uma preocupação constante em garantir que o maior número possível de custodiados tenha acesso aos estudos, especialmente aqueles que não concluíram a escolarização na idade adequada ou estavam fora da escola antes do cumprimento da pena.

“Para isso, contamos com professores e pedagogos para atender essa demanda. Assim, ao deixar o sistema prisional, a pessoa sai com a situação escolar regularizada e pode dar continuidade aos estudos, inclusive visando o ingresso no ensino superior”, afirma.

 

Somente no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob Medida Socioeducativa com privação de liberdade (Enem PPL) do último ano, mais de 7,6 mil participaram da aplicação das provas no Paraná. O exame possui o mesmo nível de dificuldade do Enem regular e é realizado dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos estados

Também em 2025, o Encceja PPL alcançou um marco histórico no Paraná, com 12,5 mil inscrições registradas — o maior número já contabilizado no Estado. Do total, 6.899 foram para certificação do Ensino Fundamental e 5.652 para o Ensino Médio. O resultado demonstra o engajamento crescente das pessoas privadas de liberdade nas avaliações nacionais e evidencia o alcance das políticas educacionais desenvolvidas pela Polícia Penal do Paraná, em parceria com os órgãos da área da educação.

Dentro desse cenário estadual, o Complexo Penitenciário de Piraquara se destacou pelos resultados obtidos ao longo do ano letivo. Em 2025, 606 estudantes concluíram a Fase I do Ensino Fundamental e 313 finalizaram a Fase II de forma presencial. Além disso, 841 custodiados conquistaram a certificação do Ensino Fundamental – Fase II por meio de exames nacionais. No Ensino Médio, 171 estudantes concluíram presencialmente, enquanto 559 obtiveram certificação por meio dos exames nacionais.

 

A diretora de Tratamento Penal da PPPR, Marilú Kátia da Costa, enfatizou que a integração entre educação e sistema penal é um fator determinante para uma execução penal mais efetiva. Segundo ela, essa parceria contribui para a redução dos ciclos de reincidência e para o fortalecimento da justiça restaurativa. “O objetivo comum permanece o mesmo: oportunizar às pessoas privadas de liberdade um recomeço mais digno e uma reintegração efetiva à sociedade”, destaca.

Os dados reforçam a importância da oferta contínua de educação formal nas unidades penais, ampliando oportunidades e contribuindo para a construção de novas perspectivas de vida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Assessoria
Geral Há 2 horas

A sede administrativa do Batalhão de Fronteira (BPFron) será transferida de Marechal Cândido Rondon para Guaíra.

 A informação foi confirmada na sessão de hoje (09), pelo presidente do Poder Legislativo rondonense, Valdir Sachser (Valdirzinho), durante pronunciamento na tribuna.

Os serviços terão continuidade a partir de quinta-feira (19), após o Carnaval, para evitar impactos no fluxo turístico.
Foz do Iguaçu Há 2 horas

Primeiro trecho da recuperação asfáltica na Avenida das Cataratas é concluído e obras seguem na via

Intervenções reforçam a manutenção do principal corredor turístico e seguem após o Carnaval para preservar a mobilidade e o fluxo de visitantes

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Foz do Iguaçu Há 3 horas

Foz do Iguaçu é a 2ª cidade do Brasil com a nova certificação de comércio de produtos agroindustriais

O município paranaense foi enquadrado no Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV) na última quinta-feira (12). A outra cidade é Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Paraná avança na detecção precoce do câncer de colo do útero com novos testes de DNA-HPV Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Geral Há 3 horas

Implementação do DNA-HPV para detecção do câncer de colo do útero avança no Paraná

Navegação AEN Inicial Últimas notícias Rádio Vídeos Imagens Editorias Arquivo de Notícias Séries Especiais Contato Implementação do DNA-HPV para detecção do câncer de colo do útero avança no Paraná Tecnologia molecular detecta tipos cancerígenos do vírus HPV no organismo com grande antecedência. Foi desenvolvida pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná, em uma parceria entre a Fiocruz e o Governo do Paraná.

Assessoria
Geral Há 4 horas

Secretaria de Agricultura rondonense define cronograma de depósito de galhos e entulhos no setor 1

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável da prefeitura de Marechal Cândido Rondon definiu o cronograma para o período de depósito e recolhimento de galhos, entulhos e materiais inservíveis no setor 1.

Lenium - Criar site de notícias