Segunda, 16 de Fevereiro de 2026
23°C 34°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Foz do Iguaçu é a 2ª cidade do Brasil com a nova certificação de comércio de produtos agroindustriais

O município paranaense foi enquadrado no Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV) na última quinta-feira (12). A outra cidade é Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Por: Redação Fonte: AEN
16/02/2026 às 09h21
Foz do Iguaçu é a 2ª cidade do Brasil com a nova certificação de comércio de produtos agroindustriais
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, é a segunda cidade do Brasil e a primeira do Estado a receber o certificado do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) que permite a comercialização de produtos da agroindústria em todo o País. O município paranaense foi enquadrado no Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV) na última quinta-feira (12). A outra cidade é Mossoró, no Rio Grande do Norte.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Divisão de Inspeção Municipal, firmou o acordo com representantes do MAPA para obtenção de equivalência nos serviços de inspeção, permitindo que o município desempenhe a fiscalização, que antes era responsabilidade federal. Com isso, os estabelecimentos inspecionados pelo serviço municipal passam a ter reconhecimento nacional de equivalência, o que amplia o mercado para comercialização de seus produtos, fortalece a agroindústria local e garante maior padronização dos procedimentos de controle sanitário.

O prefeito Joaquim Silva e Luna destacou que a certificação traz mais oportunidades às agroindústrias de Foz do Iguaçu. “Ao aderirmos ao SISBI, damos um passo decisivo para fortalecer nossa agroindústria, gerar oportunidades, ampliar mercados e garantir que os produtos produzidos aqui atendam aos mais altos padrões de qualidade e segurança alimentar. É uma conquista que beneficia produtores, consumidores e toda a cidade,” afirmou.

Além de fortalecer a produção local, a equivalência exige o aprimoramento contínuo das rotinas de inspeção, capacitação técnica das equipes e adequação às normas federais de qualidade e segurança dos alimentos, promovendo mais confiança ao consumidor e incentivando o desenvolvimento econômico do setor produtivo local.

“A certificação do SISBI-POV comprova que Foz do Iguaçu investe em capacitação técnica, melhoria dos processos de inspeção e adequação às normas federais, criando um ambiente favorável para o crescimento da indústria local e a valorização dos nossos produtores”, ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura, Edinardo Aguiar. O plano de trabalho da cidade está disponível no site do SISBI-POV.

 

SUSAF – O Governo do Estado também conta com programa próprio de certificação, que permite que agroindústrias familiares possam comercializar seus produtos em todo o território paranaense. Trata-se do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que já certificou 200 municípios.

Ao integrar o sistema, o município se torna habilitado a emitir o selo do Susaf para os produtos de estabelecimentos locais, desde que sigam à risca os parâmetros de boas práticas e sanidade exigidos pelo Estado. Esta chancela permite a comercialização das mercadorias em todo o Paraná. Caso contrário, o item só poderia ser vendido dentro da cidade de origem.

Os serviços municipais de inspeção passam por uma auditoria da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) para serem credenciados. O foco é a formalização da agroindústria familiar e artesanal. O sistema abrange estabelecimentos de pequeno porte (até 250 m², ou 500 m² em casos específicos) e cobre exclusivamente produtos de origem animal, como embutidos, queijos, mel, pescados e ovos.

Para receber o selo, a empresa precisa implementar rigorosos programas de autocontrole de higiene e rastreabilidade, além de seguir estritamente as normas sanitárias aplicáveis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Assessoria
Geral Há 2 horas

A sede administrativa do Batalhão de Fronteira (BPFron) será transferida de Marechal Cândido Rondon para Guaíra.

 A informação foi confirmada na sessão de hoje (09), pelo presidente do Poder Legislativo rondonense, Valdir Sachser (Valdirzinho), durante pronunciamento na tribuna.

Os serviços terão continuidade a partir de quinta-feira (19), após o Carnaval, para evitar impactos no fluxo turístico.
Foz do Iguaçu Há 2 horas

Primeiro trecho da recuperação asfáltica na Avenida das Cataratas é concluído e obras seguem na via

Intervenções reforçam a manutenção do principal corredor turístico e seguem após o Carnaval para preservar a mobilidade e o fluxo de visitantes

2025: 20 mil pessoas privadas de liberdade concluem educação básica e fazem exames nacionais Foto: PPPR
Geral Há 3 horas

20 mil pessoas privadas de liberdade concluíram educação básica no Paraná em 2025

Entre as ações educacionais da Polícia Penal do Paraná (PPPR), há uma preocupação constante em garantir que o maior número possível de custodiados tenha acesso aos estudos, especialmente aqueles que não concluíram a escolarização na idade adequada ou estavam fora da escola antes do cumprimento da pena.

Paraná avança na detecção precoce do câncer de colo do útero com novos testes de DNA-HPV Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Geral Há 3 horas

Implementação do DNA-HPV para detecção do câncer de colo do útero avança no Paraná

Navegação AEN Inicial Últimas notícias Rádio Vídeos Imagens Editorias Arquivo de Notícias Séries Especiais Contato Implementação do DNA-HPV para detecção do câncer de colo do útero avança no Paraná Tecnologia molecular detecta tipos cancerígenos do vírus HPV no organismo com grande antecedência. Foi desenvolvida pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná, em uma parceria entre a Fiocruz e o Governo do Paraná.

Assessoria
Geral Há 3 horas

Secretaria de Agricultura rondonense define cronograma de depósito de galhos e entulhos no setor 1

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável da prefeitura de Marechal Cândido Rondon definiu o cronograma para o período de depósito e recolhimento de galhos, entulhos e materiais inservíveis no setor 1.

Lenium - Criar site de notícias