A comemoração dos 169 anos da Polícia Militar do Paraná e a inauguração da sede da 1ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM) trouxeram ao município o secretário estadual de Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira. Antes da cerimônia, realizada nesta quinta-feira (10), o representante do Governo do Paraná foi recepcionado pelo prefeito Beto Lunitti e sua equipe de gestão na sala de reuniões da Prefeitura de Toledo. Durante o ato, o gestor toledano, apresentou diversas ações em prol da segurança da população.
No encontro, Lunitti explanou ao secretário de estado o “Toledo é + Seguro!”, programa que vai, segundo as palavras do gestor toledano, transformar o município do oeste numa referência em segurança. Entre as ações estão a instalação de câmeras em todas as entradas e saídas da cidade, ampliação do sistema de videomonitoramento a partir da integração de até mil câmeras em parceria com sociedade civil e treinamento, qualificação e armamento da Guarda Municipal, entre outras frentes.
Por sua vez, Coronel Hudson agradeceu a acolhida e aproveitou para conhecer quais eram as demandas do município. “É uma data especial para nós. Poder estar aqui, no dia que a PMPR comemora seu aniversário e ganha de presente uma sede para a 1ª Companhia do 19º BPM, proporcionada pelo poder público municipal, é fantástico. Mas minha intenção primeira é vermos quais são as necessidades em relação às nossas polícias e demais estruturas”.
O secretário ainda adiantou que existe uma preocupação, por parte do governo estadual, em relação à execução da sede da Delegacia Cidadã e parabenizou o município pela iniciativa do Programa “Toledo é + Seguro!”. “A gente percebe um crescimento em Toledo por conta da qualidade de vida e segurança, algo que precisa ser mantido. Esse modelo adotado para a integração das forças por meio deste programa poderá se tornar uma referência para os demais municípios. Ficamos felizes em ver o ‘Toledo é + Seguro’ e vamos copiar muita coisa para o Estado do Paraná”, anunciou.
Dentre o que pode ser replicado, Coronel Hudson destacou, em especial, a integração entre as forças de segurança, a partir do compartilhamento das informações, contribuindo para diminuição da criminalidade por meio dos serviços de inteligência. Lunitti, após as falas, aproveitou o momento para reconhecer o trabalho dos agentes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) de Toledo, na pessoa do seu secretário Major Christian Guilherme Goldoni.
169 anos da PM - Marcada por homenagens e a entrega da sede da 1ª Companhia do 19º BPM, a cerimônia de comemoração dos 169 anos da Polícia Militar do Paraná, o comandante do 19° BPM, tenente coronel Jorge Fritola, parabenizou a administração municipal por tornar uma realidade o novo espaço, um prédio moderno, que atende às necessidades e descentraliza a prestação de serviços. “Prefeito Beto Lunitti, nós temos na região norte o 19º BPM e agora, com a 1ª Companhia instalada na região sul, a gente torna mais abrangente a atuação da PM e atua mais perto das pessoas que também precisam da nossa presença”.
Fritola disse ainda que o sistema de segurança no município tem funcionado muito bem. “Foi lançado recentemente o “Toledo é + Seguro!” com as forças de segurança presentes e isso contribui para as respostas que nós damos a partir destas condições oferecidas pelo poder público. Tivemos um aumento, neste ano de 2023, de 34% na apreensão de armas, incremento de 18% no número de prisões. Conseguimos retirar das ruas 18 toneladas de maconha, número 94% maior do que no ano passado, também fizemos a maior apreensão de cocaína da história do 19º BPM, 115 quilos e mais um fuzil, entre tantos outros números positivos em relação a furtos e roubos de diversas naturezas”, comentou.
Todo este trabalho foi destacado pelo prefeito Beto Lunitti. “A dedicação que temos aqui destes homens e mulheres que dedicam suas vidas para dar o melhor de si em favor da população e pela defesa das pessoas. Quando aumentamos a segurança, nossa intenção é ter um município pacífico que viva a cultura da paz. Parabéns a PM do Paraná e a todos os homenageados”, concluiu Lunitti.
História - A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854 como uma unidade de Caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da Corporação é entrelaçada aos mais importantes episódios históricos do Paraná e sua atuação teve papel essencial no controle de revoltas militares internas, como a Revolução Federalista, de 1893, a Guerra do Contestado, de 1912, e até mesmo na Guerra do Paraguai.
Mín. 22° Máx. 34°