Criar parcerias para ampliar as ações em relação à educação para o trânsito. Com este intuito, foi realizada na quinta-feira (10) uma reunião com representantes do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR) e da Prefeitura de Toledo. Integrantes das Secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) e Educação (SMED), além do prefeito Beto Lunitti e o representante da Câmara Municipal, vereador Leoclides Bisognin, puderam conhecer as ações da Escola Pública de Trânsito (EPT), bem como o Detranzinho, uma minicidade que simula espaços de trânsito.
O formato do projeto foi explicado pelo coordenador da EPT, Michael Chrystian Bogo. “É um espaço, com diversos elementos urbanos, voltada à educação de trânsito para crianças. Lá elas aprendem, na prática, como funciona o dia a dia no trânsito para saberem desde cedo os direitos e deveres de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas”. Bogo, que na reunião estava acompanhado da Andreia Pustilnick Muller Ziviani, responsável pelos projetos Detran na Escola e “Detranzinho”, ainda explicou que o processo educacional acontece de forma prática e lúdica. “Isso é possível a partir do treinamento para os professores da rede municipal, pois a intenção é que a criança cresça tendo o trânsito como algo do seu dia a dia”, completou.
Após as explanações, o prefeito Beto Lunitti apresentou o Educatrânsito, programa desenvolvido pela SSMU e SMED junto às turmas de 4º ano das escolas municipais. A atividade consiste em uma aula com os alunos onde são abordados temas como o surgimento do trânsito e a importância das regras para a segurança. Outras ações destacadas pelo gestor toledano foram o acompanhamento de passeios ciclísticos promovidos pelas escolas e outras entidades e a parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) para promover um percurso, em circuito montado com diversos elementos presentes no trânsito real.
Sobre o Detranzinho, Lunitti manifestou interesse em aderir, porém fez uma ponderação. “Não pretendemos aderir a programas para termos apenas como uma vitrine. Tudo o que fazemos tem que ter excelência, pois nossa população merece isso”, disse reforçando a importância de professores e professoras e os guardas municipais serem treinados e qualificados para este processo. “Eles são nossa principal ferramenta e peça chave nesta engrenagem”.
Michael Bogo parabenizou o município pelas iniciativas já implementadas e entregou ao prefeito Beto Lunitti um documento com a proposta para a implantação do “Detranzinho”, de acordo com o projeto pedagógico desenvolvido pelo Detran/PR. “Nos sentimos à vontade para realizar este ato, era nossa intenção quando agendamos a visita. A recepção foi fantástica, a estrutura oferecida pelo município, trazendo integrantes dos setores envolvidos, demonstra a preocupação em ter um trabalho contínuo e não ser só uma proposta eventual”, salientou.
A busca pelos apoio das Prefeituras, conforme o coordenador da EPT, se dá pelo público alvo da educação para o trânsito proposta pelo Governo do Paraná. “O ensino do 1º ao 5º ano ocorre por meio das escolas municipais. O que oferecemos, além de um projeto de minicidade, é a educação para os profissionais que irão trabalhar a temática com as crianças, por meio de educação e qualificação. E sim, nos surpreendeu ver que Toledo hoje já tem essa preocupação com o conteúdo que será utilizado com os estudantes e isso nos alegra, pois acreditamos que colheremos bons frutos. Estamos saindo daqui energizados”, concluiu.
Mín. 20° Máx. 28°