A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) assinou na semana passada a ordem de serviço para o início das obras de reforma do Observatório Astronômico, localizado no Campus Uvaranas. O investimento feito com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) será de aproximadamente R$ 1,2 milhão.
Ela contempla diversas melhorias estruturais, como a substituição da cobertura, piso e todo o sistema elétrico e hidráulico, pintura, instalação de ar-condicionado, troca de poltronas, e diversas melhorias de acessibilidade, a fim de garantir um espaço mais seguro e adequado para todos os usuários. A obra irá contar com a fiscalização da Prefeitura do Campus (Precam).
“A reforma do Observatório Astronômico da UEPG trará melhorias significativas para alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além dos servidores que atuam no prédio”, afirma o diretor do Observatório, professor Marcelo Emílio. “Um dos destaques da reforma é a otimização da operação dos telescópios, que permitirá um melhor aproveitamento das observações astronômicas, tanto para a pesquisa científica quanto para ações de extensão”.
O espaço foi construído há aproximadamente 15 anos. Além do observatório, conta com um auditório para cerda de 180 pessoas e que ficará em condições ideais para diversos eventos institucionais e acadêmicos da UEPG.
Esse é um espaço para reprodução visual do céu, simulada por meio de uma projeção em uma cúpula inflável que permite a visualização de estrelas, planetas e outros corpos celestes. As apresentações do planetário incluem explicações sobre constelações, fenômenos astronômicos, história da Astronomia, entre outros.
Além das pesquisas na área, os pesquisadores do planetário desenvolvem pesquisas básicas sobre o universo, incluindo a descoberta de exoplanetas. Ele permite também uma série de atividades de extensão e de educação científica, como visitas de escolas e formação de professores, palestras e seminários, além da educação formal para estudantes do curso de Física da UEPG.
Além do reitor Miguel Sanches Neto, do vice Ivo Mottin Demiate e do professor Marcelo Emílio, participaram da assinatura da ordem de serviço a pró-reitora de Planejamento, Andrea Tedesco e equipe; o pró-reitor de Administração, Emerson Hilgemberg e equipe; o prefeito do Campus, Elias Pereira e equipe; e representantes da HMDS Construções, vencedora da licitação da obra.
“Foi uma alegria muito grande poder assinar a ordem de serviço para remodelar, reformar e revitalizar aquele espaço, que há muito tempo era necessário. Trabalhamos bastante para que isso fosse possível, sobretudo as equipes das Pró-reitorias de Planejamento e Assuntos Administrativos”, destaca o vice-reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate.
Mín. 21° Máx. 34°