O Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon (Cojem Marechal), vinculado à Acimacar, celebra nesta segunda-feira (24) seus 31 anos de história, marcados por conquistas, comprometimento na formação e no desenvolvimento pessoal e profissional de seus membros.
Desde sua fundação, o conselho tem sido um espaço de desenvolvimento, aprendizado, networking e de mudanças transformadoras na vida de centenas de jovens lideranças e empresários. “Há mais de três décadas, o Cojem Marechal nasceu com a missão de fortalecer o empreendedorismo jovem e formar novas lideranças. Hoje, celebramos essa trajetória repleta de conquistas, com a certeza de que ainda podemos alcançar muito mais. Cada conselheiro, projeto e parceria construídos ao longo dos anos ajudaram a consolidar o Cojem como referência no Paraná . Que possamos seguir inovando e inspirando novas gerações a empreender”, enfatizou a presidente da gestão 2024/2025, a jornalista Jaqueline Galvão.
Ela reafirma o compromisso do Conselho com o fortalecimento do empreendedorismo local, destacando que ao longo de seus 31 anos de história, o Cojem tem sido fundamental na promoção de ações que incentivem o crescimento dos empreendedores locais. “Nosso objetivo é continuar sendo um ponto de apoio para os empreendedores, proporcionando oportunidades de desenvolvimento e ajudando a criar um ambiente favorável ao crescimento dos negócios locais”, afirmou a presidente.
Fundado em 24 de fevereiro de 1994, o Cojem Marechal celebra mais de três décadas de uma trajetória dedicada ao desenvolvimento do empreendedorismo e à formação de novas lideranças.
O Cojem tem como missão promover o fortalecimento do associativismo, integrar os jovens com a comunidade e ser uma referência de liderança empreendedora. Seus valores fundamentais incluem integridade, associativismo, crescimento contínuo, empreendedorismo, liderança, reconhecimento e comprometimento.
Ao longo dos últimos 31 anos, o conselho realizou diversas iniciativas de destaque, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento local e regional.
Entre essas ações realizadas estão:
· O Concurso de Vídeo Amador Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon, voltado para alunos do 9º ano da rede pública e privada, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo entre os jovens. A Rodada de Negócios, evento realizado duas vezes por ano, que proporciona a oportunidade para 25 empresários de diferentes setores apresentarem seus produtos ou serviços a 24 empresas, estimulando o networking e gerando negócios.
· O Feirão do Imposto, uma iniciativa anual que visa conscientizar a população sobre a carga tributária brasileira, destacando a importância da educação fiscal.
· Os Jogos dos Jovens Empresários do Paraná́ (Jojeps), iniciativa que visa promover uma vida saudável por meio da prática esportiva, teve origem no Cojem Marechal e hoje é replicado em todo o Paraná́.
· O projeto Faces do Cojem fortalece a imagem pessoal dos conselheiros, contribuindo para seu posicionamento de marca e identidade corporativa.
· Outra atividade é o projeto Você̂ em Foco, que evidencia a atuação e a trajetória de cada membro, valorizando sua contribuição para o Conselho.
· Com o De Frente com o Cojem, conectamos o Conselho a grandes lideranças, trazendo inspiração por meio de histórias empreendedoras.
· E no Bate-papo com ex-presidentes resgatamos a construção do Cojem e reconhecemos a trajetória daqueles que ajudaram a escrever a sua história, dentre outros projetos.
O Cojem Marechal acumula importantes conquistas ao longo de sua trajetória, se consolidando como referência entre os conselhos jovens do Paraná́. Entre os reconhecimentos, se destaca o Selo Araucária, a mais alta certificação concedida aos conselhos do Estado, além do Troféu Pinhão de Ouro, oferecido pela Faciap Jovem aos conselhos que alcançaram a pontuação máxima no processo de certificação.
Além de premiações em edições dos Jojeps e do Feirão de Imposto, sendo este último responsável por iniciativas de grande impacto, como a instalação de um Impostômetro na Câmara de Vereadores e a aprovação da lei que instituiu o Dia Municipal do Empreendedor Jovem, celebrado anualmente em 24 de fevereiro, data de fundação do conselho.
Em 2024, Marechal Cândido Rondon foi palco, pela segunda vez, do Encontro Paranaense de Jovens Empreendedores (EPJE). O evento, organizado pelo Cojem, entrou para a história da Faciap Jovem ao reunir cerca de 400 participantes de todas as regiões do Paraná́, consolidando-se como a maior edição já́ realizada no Estado.
Além dessas atividades, o Cojem promove viagens técnicas, treinamentos, palestras, workshops e participa ativamente de eventos como o Dia de Cooperar e a Semana Nacional do Empreendedorismo.
Ao longo de seus 31 anos, o Cojem foi liderado por 28 presidentes, cada um com um papel essencial na construção e no fortalecimento do conselho, consolidando-o como um agente de transformação em nível local, regional e estadual.
Assessoria de Comunicação
Cojem Marechal
Mín. 21° Máx. 34°