Foz do Iguaçu participou do Festival de Pedras Preciosas, nos dias 21 e 22 de fevereiro. O evento, que aconteceu em Wanda, cidade argentina a cerca de 50 km da fronteira e famosa por suas minas de pedras, retornou depois de 10 anos de pausa. A festa contou com feira de artesanato, workshops de lapidação de pedras, palestras, apresentações artísticas, exposições gastronômicas e um concurso de “Reina” e “Princesas”.
Estiveram presentes a prefeita do município de Wanda, Ingrid Romina Faccio, o vice-prefeito da cidade, Luis Saénz, o prefeito de Puerto Esperanza, Horacio Zarza, além de demais autoridades argentinas e do Paraguai. Representando Foz do Iguaçu, compareceram a diretora de Promoção, Marketing Digital e Eventos do Turismo, Adriane Bordin, e a diretora de Relações Internacionais, Jakline Broco.
Adriane explicou que também é papel da Secretaria de Turismo buscar novas parcerias institucionais e contribuir com eventos e promoção do turismo na fronteira. “Participar dessa festa foi realmente uma honra e uma oportunidade de estreitar ainda mais os laços com o setor turístico, e com as autoridades de Wanda e da região. Espero que possamos fazer mais parcerias e criar estratégias que fortaleçam a união entre os destinos, já que os argentinos são um público muito importante para Foz do Iguaçu”, afirmou.
Segundo o diretor de turismo do Visit Wanda, Cesar de Oliveira, a participação do Brasil e de Foz no evento contribuiu para fortalecer a integração entre os destinos, ampliando as possibilidades de parcerias entre os países. “Estamos unidos pela maravilha do mundo (as Cataratas), que a Argentina compartilha com o Brasil. Queremos, assim, continuar trabalhando em conjunto e potencializar o turismo na Tríplice Fronteira”, expressou.
Como representante do Brasil, a diretora de Marketing, Adriane Bordin, foi uma das juradas convidadas do concurso de “Reina” e “Princesas” do Festival, ao lado da embaixadora Social, Artística e Cultural da Província de Misiones, Miuki Madelaire, que representou a Argentina, e da assistente parlamentar da Câmara de Representantes do Alto Paraná, pelo Paraguai, Daisy Rojas.
Parceria
Com apoio da Fundação Cultural, a Prefeitura de Foz do Iguaçu enviou ao evento um grupo artístico para apresentar um espetáculo de cultura brasileira.
Minas de Wanda
A cidade de Wanda é famosa por suas minas de pedras preciosas. Devido à proximidade com a fronteira, diversas empresas, receptivos e operadores de Foz do Iguaçu atuam com serviço de transfer e de passeio até o local.
A atração conta com mais de 52 variedades de pedras. Durante a visita, os turistas podem observar a extração dos minérios, em céu aberto e cavernas, comprar cristais e conhecer o Museu de Pedras.
Mín. 21° Máx. 30°