A dengue é um problema que afeta toda a população no Brasil. Em 2024, o país registrou mais de seis milhões de casos, acendendo um alerta para o combate ao Aedes aegypti. A doença impacta principalmente áreas de maior vulnerabilidade social, reforçando um estigma que só será superado com esforço conjunto entre o setor público e a sociedade. Em Francisco Beltrão, no Paraná, essas ações já começam a apresentar resultados positivos.
O município, buscando reduzir imediatamente os casos de dengue e, futuramente, zerar os registros da doença, que atualmente estão sob controle, iniciou uma campanha de mutirão para recolher resíduos que possam acumular água nos bairros mais afetados. A iniciativa, baseada em dados da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou também as secretarias de Infraestrutura, Interior, Cultura, Imprensa, Zeladoria e Meio Ambiente, responsável pelo descarte adequado dos materiais coletados.
Até o momento, aproximadamente 41 toneladas de resíduos recicláveis foram recolhidas nos mutirões. Para a coleta, a prefeitura disponibilizou um veículo específico para pneus inservíveis, outro para metais, um caminhão para móveis e cinco caçambas para outros resíduos, além de tratores escavadeiras para auxiliar no carregamento. A operação segue rigorosamente as normas legais, evitando a coleta de materiais proibidos, como telhas de amianto e embalagens de produtos perigosos.
Após a coleta nos bairros, realizada com o apoio das secretarias e das cooperativas de recicláveis, os resíduos são encaminhados ao aterro sanitário, onde recebem destinação final ambientalmente adequada. O secretário de Meio Ambiente e Bem-estar Animal, Antonio Cezar, destacou a importância da ação: "Essas medidas são fundamentais para a saúde pública. Não se trata apenas de eliminar riscos, mas também de promover o bem-estar da população, pois uma comunidade livre dessas doenças é mais saudável e feliz".
O próximo mutirão será realizado no bairro São Miguel nesta sexta-feira, 28. Os moradores devem colocar, na noite anterior, em frente às suas casas, os resíduos que acumulam água para que a coleta seja feita na manhã de sexta. Após a coleta, os materiais serão descartados de forma correta. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo telefone (46) 3520-2121.
Mín. 21° Máx. 30°