Segunda, 16 de Fevereiro de 2026
21°C 32°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Entenda os motivos da renovação do contrato do Transporte Coletivo em Foz do Iguaçu

Decisão foi motivada pelo interesse público. Licitação que deveria ter sido feita no ano passado não ficaria pronta em tempo hábil, e milhares de usuários ficariam sem transporte coletivo

Por: Redação Fonte: Foz do Iguaçu
10/03/2025 às 16h26
Entenda os motivos da renovação do contrato do Transporte Coletivo em Foz do Iguaçu
Foto: Abilene Rodrigues.


 

 

A Prefeitura de Foz do Iguaçu renovou temporariamente o contrato com a empresa de transporte coletivo Visac. O principal motivo da decisão foi evitar a interrupção do serviço na cidade, considerado essencial, o que poderia causar transtornos a milhares de estudantes e trabalhadores que dependem dos ônibus e, consequentemente, à economia do município.


O processo licitatório para a contratação de uma nova empresa deveria ter iniciado no ano passado, mas o estudo necessário para determinar os requisitos - como locais de maior demanda, quantidade de veículos, entre outros critérios - somente foi contratado em dezembro de 2024.
Com o prazo prestes a findar - em 6 de março - e a impossibilidade de fazer um processo licitatório em tempo hábil, a única alternativa da Prefeitura de Foz foi a renovação, nos mesmos moldes e valores do contrato anterior, sem custos adicionais para os usuários.


Mas uma condição importante foi inserida pela prefeitura, mesmo sendo um contrato temporário: a Visac deverá implementar melhorias significativas nos serviços, como a instalação de ar-condicionados em todos os ônibus até o final do ano. A empresa ainda se comprometeu também a adicionar quatro novos veículos à frota.
 
Estudo em andamento


De acordo com a Procuradoria Geral do Município, o novo contrato com a Visac tem previsão de duração de 24 meses, mas pode ser interrompido a qualquer momento, assim que for finalizado o estudo e o novo processo licitatório.


Esse estudo contempla uma ampla avaliação sobre as necessidades dos usuários, incluindo a participação da população para uma melhor compreensão das demandas.


Envolve, ainda, análise tarifária; análise de linhas; onde serão construídos os terminais e quais serão as linhas alimentadoras; tipos de veículos, como elétricos e articulados; e quais os horários e bairros que mais precisam de veículos.


A expectativa é que, com a renovação do contrato e as melhorias prometidas, os usuários do transporte coletivo em Foz do Iguaçu possam contar com um serviço de qualidade até que um novo processo licitatório seja concluído.

Link  https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54210

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Arnaldo Neto/AEN
Economia Há 15 horas

Acima da média nacional, comércio paranaense fecha 2025 com alta de 2,8% nas vendas

É o segundo melhor resultado pós-pandemia, atrás apenas de 2024, que terminou com 3,1% de crescimento. O resultado do ano passado também é superior à média nacional no mesmo período, que foi de 1,6%.

BRDE encerra participação no Show Rural com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor Paranaense Foto: Kauã Veronese/BRDE
Economia Há 15 horas

BRDE fecha participação no Show Rural com R$ 434,3 milhões no Banco do Agricultor

No total, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul encerrou a participação na feira em Cascavel com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor, criado para acelerar investimentos produtivos com estímulos direcionados para produtores, cooperativas e agroindústrias familiares.

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Detran Há 15 horas

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social

Para evitar prejuízos, o Detran-PR esclarece que não entra em contato direto com a população para buscar candidatos para o programa CNH Social e nem cobra nenhuma espécie de taxa, pois a gratuidade está garantida em todas as fases do processo de obtenção da habilitação.

Foto: Igor Jacinto/Vice Governadoria
Geral Há 15 horas

Show Rural termina com grande participação do Estado e público recorde de 430 mil pessoas

Presente desde o primeiro dia de feira, o governo estadual promoveu uma série de anúncios que vão ajudar a consolidar o Paraná como supermercado do mundo. Entre eles estão investimentos em colégios agrícolas, recursos para crédito rural e novas cultivares.

Antonio Cruz/Agência Brasil
Economia Há 2 dias

Infraero: aeroportos esperam 120 mil passageiros no carnaval

Estão programados 1.020 pousos e decolagens, segundo a empresa

Lenium - Criar site de notícias