Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
21°C 32°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Dia do Consumidor: Procon-PR, Copel, Sanepar e ACP farão atendimento conjunto na quarta

Consumidores poderão esclarecer dúvidas, formalizar reclamações, e consultar eventuais inclusões no serviço de proteção ao crédito da ACP. Também haverá distribuição de cartilhas sobre como evitar o superendividamento.

Por: Redação Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná
12/03/2025 às 16h38
Dia do Consumidor: Procon-PR, Copel, Sanepar e ACP farão atendimento conjunto na quarta
Dia do Consumidor: Procon-PR, Copel, Sanepar e ACP farão atendimento conjunto quarta Foto: Arquivo AEN

A Secretaria estadual da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-PR), realizará nesta quarta-feira (12) uma ação conjunta de atendimento e serviços voltados ao consumidor. O evento conta com parceria da Copel, Sanepar, Celepar e Associação Comercial do Paraná (ACP).

A iniciativa faz alusão ao Dia Internacional do Consumidor, comemorado anualmente no dia 15 de março, e ocorrerá na sede do Procon-PR em Curitiba. Durante toda a manhã e à tarde os consumidores poderão esclarecer dúvidas, formalizar reclamações, e consultar eventuais inclusões no serviço de proteção ao crédito da ACP e distribuição de cartilhas sobre como evitar o superendividamento.

“O Governo do Estado trabalha junto com o setor produtivo para oferecer os melhores serviços e promover os direitos do consumidor, além de combater o superendividamento das famílias paranaenses através do diálogo, intermediando a negociação entre consumidores e empresas”, destacou o secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda.

“Mais do que um dia de comemoração, o Dia Internacional do Consumidor deve ser uma data de reflexão sobre o quanto ainda temos que avançar para que os direitos dos consumidores sejam cada vez mais respeitados”, ressaltou Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.

Para o presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone, o Dia do Consumidor é muito importante na vida de todo cidadão brasileiro. “E é importante promover as boas práticas, manter o nome sempre limpo, e destaco que o Procon-PR faz esse trabalho de alertar e orientar cotidianamente com todo o zelo”, afirmou.

  •  

SERVIÇOS – Também será possível retirar segundas vias de contas de luz e água e negociar débitos existentes, e todos os demais serviços da Copel e Sanepar, por meio do programa Água em Dia, e orientação para cadastramento nos programas Água Solidária, voltada à população de baixa renda.

O evento terá também a participação do robô Marvin da Celepar, um assistente virtual que ajudará os consumidores com orientações sobre seus direitos e boas práticas de consumo.

“A tecnologia é uma grande aliada na informação e orientação do consumidor. Com essa parceria com o Procon-PR, o Marvin vai trazer dicas importantes de forma interativa e acessível para todos, reforçando o compromisso da companhia com a inovação e o atendimento ao cidadão”, explicou o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa.

Segundo a gerente comercial da Região Metropolitana da Sanepar, Karla Bondi, a ação é uma oportunidade da companhia e de outros órgãos estarem mais perto dos seus clientes, de colocar à disposição os diversos serviços e de facilitar os atendimentos em um mesmo local. “Nossos atendentes podem prestar esclarecimentos, dar informações, orientar sobre consumo, faturas de água e esgoto e dar a oportunidade de que os clientes que estiverem com alguma pendência, para que seja renegociada a dívida”, disse.

Veja os critérios para participar dos programas Água em Dia da Sanepar:

Para negociar débitos pendentes e ainda não parcelados, a Sanepar lançou o Programa Água em Dia, pelo qual os clientes podem parcelar seus débitos sem juros e multa em até 48 vezes, com entrada de apenas 5% do montante da dívida. Aos clientes cadastrados no Água Solidária, o parcelamento pode ser feito em até 60 vezes. Para os clientes que já têm algum parcelamento, a renegociação pode ser feita em até 24 vezes com entrada de 20%. Nas duas situações, os clientes devem levar a fatura de água, o documento do imóvel ou contrato de aluguel e os documentos pessoais.

Para ter o benefício da tarifa residencial diferenciada, os clientes precisam apresentar a fatura do imóvel, o carnê do IPTU, documentos pessoais dos moradores do imóvel (como RG, CPF ou certidão de nascimento para os menores de 18 anos), carteira de trabalho e o último contracheque.

Para aposentados, deve ser apresentado o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Caso não possua comprovante de renda, o cliente deve apresentar documento comprobatório de serviços autônomos expedido por associação de moradores ou clubes de serviços, em que conste a renda recebida.

Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido. Os critérios para o cadastramento são as dimensões do imóvel, que não pode ser superior a 70 metros quadrados, e o consumo deve ser de até 10 metros cúbicos mensais ou 2,5 metros cúbicos por residente no imóvel.

Serviço:

Ação Conjunta do Dia Internacional do Consumidor

Data: 12 de março, quarta-feira

Horário: das 9h às 16h

Local: Procon-PR - Rua Emiliano Perneta, 47, Centro - Curitiba

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Arnaldo Neto/AEN
Economia Há 13 horas

Acima da média nacional, comércio paranaense fecha 2025 com alta de 2,8% nas vendas

É o segundo melhor resultado pós-pandemia, atrás apenas de 2024, que terminou com 3,1% de crescimento. O resultado do ano passado também é superior à média nacional no mesmo período, que foi de 1,6%.

BRDE encerra participação no Show Rural com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor Paranaense Foto: Kauã Veronese/BRDE
Economia Há 13 horas

BRDE fecha participação no Show Rural com R$ 434,3 milhões no Banco do Agricultor

No total, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul encerrou a participação na feira em Cascavel com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor, criado para acelerar investimentos produtivos com estímulos direcionados para produtores, cooperativas e agroindústrias familiares.

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Detran Há 13 horas

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social

Para evitar prejuízos, o Detran-PR esclarece que não entra em contato direto com a população para buscar candidatos para o programa CNH Social e nem cobra nenhuma espécie de taxa, pois a gratuidade está garantida em todas as fases do processo de obtenção da habilitação.

Foto: Igor Jacinto/Vice Governadoria
Geral Há 13 horas

Show Rural termina com grande participação do Estado e público recorde de 430 mil pessoas

Presente desde o primeiro dia de feira, o governo estadual promoveu uma série de anúncios que vão ajudar a consolidar o Paraná como supermercado do mundo. Entre eles estão investimentos em colégios agrícolas, recursos para crédito rural e novas cultivares.

Antonio Cruz/Agência Brasil
Economia Há 2 dias

Infraero: aeroportos esperam 120 mil passageiros no carnaval

Estão programados 1.020 pousos e decolagens, segundo a empresa

Lenium - Criar site de notícias