O Ministério da Educação (MEC) está considerando uma importante alteração na política do piso salarial nacional dos professores da educação básica. A proposta em estudo visa mudar a data-base da categoria, atualmente no início do ano, para o meio do ano, o que poderia facilitar o planejamento orçamentário de estados e municípios.
O principal motivo para essa possível mudança é o impacto orçamentário que o anúncio do reajuste em janeiro causa nas prefeituras e governos estaduais. Como explicou o ministro da Educação durante o evento Educação Já, promovido pelo Todos pela Educação: “O ideal é que seja antes da aprovação nas câmaras municipais e assembleias legislativas dos Estados para que elas já saibam quanto vai ser, para começar já em janeiro do ano seguinte”.
Esta alteração permitiria que os entes federativos tivessem conhecimento prévio do valor do piso ao elaborar seus orçamentos anuais, facilitando o planejamento financeiro e evitando problemas de execução orçamentária.
Em 2024, o reajuste do piso nacional dos professores foi de 6,27%, elevando o valor mínimo para R$ 4.867,77 para jornadas de 40 horas semanais. Este valor é estabelecido por lei federal desde 2008, quando foi instituído o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.
No entanto, a realidade é que nem todos os estados e municípios conseguem cumprir essa determinação legal, gerando disparidades salariais significativas entre diferentes regiões do país.
A questão do piso salarial docente envolve um delicado equilíbrio:
Os salários dos professores da rede pública são pagos pelas prefeituras e governos estaduais utilizando recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
Em 2020, o FUNDEB foi tornado permanente através de emenda constitucional, e em 2022 sua regulamentação sofreu alterações. Essas mudanças têm impulsionado discussões entre o MEC, representantes de estados e municípios e sindicatos dos professores sobre possíveis ajustes no sistema do piso salarial.
A mudança na data-base do piso salarial dos professores pode representar uma solução administrativa importante, mas não resolve questões estruturais como:
Especialistas em educação defendem que, além do cumprimento do piso, é fundamental estabelecer planos de carreira atrativos, condições adequadas de trabalho e formação continuada para os professores.