Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
21°C 32°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Isenção de IPTU: idosos, PcD e pessoas com doenças incapacitantes podem solicitar até maio

Pedidos devem ser feitos a partir desta terça-feira (18) mediante agendamento prévio; confira os critérios

Por: Redação Fonte: Foz do Iguaçu
17/03/2025 às 12h33
Isenção de IPTU: idosos, PcD e pessoas com doenças incapacitantes podem solicitar até maio
(Foto: Divulgação)

 

 

A partir desta terça-feira (18), os moradores de Foz do Iguaçu podem solicitar a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para imóveis residenciais. Para isso, é necessário agendar um atendimento e protocolar o pedido, seguindo os critérios estabelecidos pela Lei Complementar n° 82/2003.

A isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um benefício direto para os cidadãos em situação de vulnerabilidade econômica. Anualmente, cerca de 3 mil propriedades locais são dispensadas do pagamento desse imposto. O secretário municipal de Finanças e Orçamento, Eduardo Garrido, esclareceu que, após a análise completa do pedido e sua aprovação, o contribuinte poderá usufruir desse benefício tributário por um período de quatro anos.

Os requisitos para a isenção do IPTU são:

- Inscrição no Cadastro Único do Governo Federal (CRAS);

- Proprietário ou responsável pelo imóvel com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos;

- Pessoa com doença ou deficiência que obste a capacidade laboral;

- Responsável por pessoa com doença ou deficiência, desde que residam no mesmo imóvel.

A renda familiar total de até três salários mínimos, a posse de um único imóvel residencial na cidade e os requisitos pontuados acima são critérios que devem ser atendidos simultaneamente.

Para baixar o requerimento, de preenchimento obrigatório, e conferir quais são os documentos necessários para obter a isenção do imposto, acesse o site da prefeitura, link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/publicacao-175.

Prazos

Os contribuintes terão o prazo de dois meses para solicitar a isenção do IPTU, de 18 de março a 16 maio. O pedido pode ser formalizado de duas formas: online, via protocolo digital disponível no link: https://efoz.pmfi.pr.gov.br/servico-187 ou presencialmente na Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento.

Para quem optar pelo atendimento presencial, é necessário fazer o agendamento prévio. O agendamento pode ser realizado pelo link: https://efoz.pmfi.pr.gov.br/servico-204, WhatsApp (45) 98402-3239 ou diretamente no aplicativo eOuve.

A Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento fica situada na Avenida Juscelino Kubitscheck, 337, no Centro de Foz do Iguaçu. O WhatsApp para atendimento sobre o IPTU é (45) 3521-1608.

Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54242

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Arnaldo Neto/AEN
Economia Há 13 horas

Acima da média nacional, comércio paranaense fecha 2025 com alta de 2,8% nas vendas

É o segundo melhor resultado pós-pandemia, atrás apenas de 2024, que terminou com 3,1% de crescimento. O resultado do ano passado também é superior à média nacional no mesmo período, que foi de 1,6%.

BRDE encerra participação no Show Rural com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor Paranaense Foto: Kauã Veronese/BRDE
Economia Há 13 horas

BRDE fecha participação no Show Rural com R$ 434,3 milhões no Banco do Agricultor

No total, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul encerrou a participação na feira em Cascavel com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor, criado para acelerar investimentos produtivos com estímulos direcionados para produtores, cooperativas e agroindústrias familiares.

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Detran Há 13 horas

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social

Para evitar prejuízos, o Detran-PR esclarece que não entra em contato direto com a população para buscar candidatos para o programa CNH Social e nem cobra nenhuma espécie de taxa, pois a gratuidade está garantida em todas as fases do processo de obtenção da habilitação.

Foto: Igor Jacinto/Vice Governadoria
Geral Há 13 horas

Show Rural termina com grande participação do Estado e público recorde de 430 mil pessoas

Presente desde o primeiro dia de feira, o governo estadual promoveu uma série de anúncios que vão ajudar a consolidar o Paraná como supermercado do mundo. Entre eles estão investimentos em colégios agrícolas, recursos para crédito rural e novas cultivares.

Antonio Cruz/Agência Brasil
Economia Há 2 dias

Infraero: aeroportos esperam 120 mil passageiros no carnaval

Estão programados 1.020 pousos e decolagens, segundo a empresa

Lenium - Criar site de notícias