Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
21°C 32°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Biodigestor leva lições de sustentabilidade para escola em Guaíra (PR)

Equipamento foi instalado com recursos do programa Itaipu Mais que Energia e gera vários benefícios para a escola e o município

Por: Redação Fonte: Assessoria/Itaipu Binacional
17/03/2025 às 15h18
Biodigestor leva lições de sustentabilidade para escola em Guaíra (PR)

A instalação de um biodigestor, que transforma resíduos orgânicos em gás para cozinhar a merenda escolar, tem contribuído para levar lições de sustentabilidade a alunos da rede pública de ensino no município de Guaíra (PR). O equipamento foi instalado com recursos da Itaipu Binacional, por meio do programa Itaipu Mais que Energia, realizado em todo o Paraná e 35 municípios do Mato Grosso do Sul.

 

 

“Além de economizar na conta do gás, o biodigestor é uma ferramenta de práticas pedagógicas”, explica a coordenadora de Gerenciamento e Regulamentação de Resíduos Sólidos e educadora ambiental de Guaíra, Marlene Dallacosta. “Fazemos palestras para os alunos sobre o que é, como funciona. Eles entendem como a utilização do gás para fazer a merenda é um exemplo de sustentabilidade. Além disso, o material que fica no biodigestor é usado como fertilizante na horta escolar.”

 

O equipamento instalado na Escola Municipal Maria Leônia é o primeiro do município e foi  adquirido pela prefeitura de Guaíra por meio do Edital 1 do Itaipu Mais que Energia, em parceria com a Caixa Econômica Federal. O investimento foi de R$ 16.900,00. Segundo Marlene, outras escolas já manifestaram interesse em instalar o sistema.

 

 

Como funciona

 

 

O biodigestor recebe os resíduos orgânicos, principalmente restos de comida. Ali, ocorre um processo de decomposição sem oxigênio que gera o biogás. Já o resíduo sólido do processo é rico em nutrientes e pode ser usado como adubo. Além de substituir o gás de cozinha, como nesta escola em Guaíra, o biogás pode ser utilizado para gerar eletricidade ou passar por mais um processo de refino e gerar o biometano (combustível para veículos).

 

 

Quando passam por um biodigestor, os resíduos orgânicos deixam de lançar na atmosfera o gás metano, um dos principais gases de efeito estufa (GEE) e causadores das mudanças climáticas. O processo também diminui a quantidade de lixo destinada a aterros sanitários ou liberada no meio ambiente.

 

 

Segundo o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, com esse apoio, a empresa gera vários benefícios para as prefeituras, diminuindo gastos operacionais e contribuindo com a educação para a sustentabilidade. “As alterações climáticas já se fazem presentes. Com o biodigestor na escola, Itaipu dá uma importante contribuição para as crianças aprendem sobre as mudanças necessárias no nosso estilo de vida para diminuir as emissões e a poluição”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Arnaldo Neto/AEN
Economia Há 13 horas

Acima da média nacional, comércio paranaense fecha 2025 com alta de 2,8% nas vendas

É o segundo melhor resultado pós-pandemia, atrás apenas de 2024, que terminou com 3,1% de crescimento. O resultado do ano passado também é superior à média nacional no mesmo período, que foi de 1,6%.

BRDE encerra participação no Show Rural com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor Paranaense Foto: Kauã Veronese/BRDE
Economia Há 13 horas

BRDE fecha participação no Show Rural com R$ 434,3 milhões no Banco do Agricultor

No total, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul encerrou a participação na feira em Cascavel com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor, criado para acelerar investimentos produtivos com estímulos direcionados para produtores, cooperativas e agroindústrias familiares.

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Detran Há 13 horas

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social

Para evitar prejuízos, o Detran-PR esclarece que não entra em contato direto com a população para buscar candidatos para o programa CNH Social e nem cobra nenhuma espécie de taxa, pois a gratuidade está garantida em todas as fases do processo de obtenção da habilitação.

Foto: Igor Jacinto/Vice Governadoria
Geral Há 13 horas

Show Rural termina com grande participação do Estado e público recorde de 430 mil pessoas

Presente desde o primeiro dia de feira, o governo estadual promoveu uma série de anúncios que vão ajudar a consolidar o Paraná como supermercado do mundo. Entre eles estão investimentos em colégios agrícolas, recursos para crédito rural e novas cultivares.

Antonio Cruz/Agência Brasil
Economia Há 2 dias

Infraero: aeroportos esperam 120 mil passageiros no carnaval

Estão programados 1.020 pousos e decolagens, segundo a empresa

Lenium - Criar site de notícias