Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
21°C 32°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Universidades estaduais do Paraná recebem comitiva do Japão em busca de inovações

A visita, que segue até sexta-feira (21), percorrerá os municípios de Toledo, na região Oeste, Maringá, no Noroeste, Londrina, no Norte, Guarapuava, no Centro-Sul, e Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. A comitiva japonesa terá a oportunidade de conhecer projetos inovadores desenvolvidos pelas universidades estaduais do Paraná.

Por: Redação Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná
18/03/2025 às 07h35
Universidades estaduais do Paraná recebem comitiva do Japão em busca de inovações

Nesta segunda-feira (17), o Paraná recebeu uma comitiva de pesquisadores e técnicos do Japão para uma missão estratégica focada em inovações na área de alimentos e tecnologia agrícola. A visita, que segue até sexta-feira (21), percorrerá os municípios de Toledo, na região Oeste, Maringá, no Noroeste, Londrina, no Norte, Guarapuava, no Centro-Sul, e Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. A comitiva japonesa terá a oportunidade de conhecer projetos inovadores desenvolvidos pelas universidades estaduais do Paraná.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Assessoria de Relações Institucionais e Cooperação Internacional, a Fundação Araucária e a Universidade de Tsukuba. O objetivo é fortalecer a cooperação bilateral na área de Agritech Food, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e identificando oportunidades para projetos conjuntos.

A missão é composta por 10 participantes do país asiático, representantes da Universidade de Tsukuba, da Universidade de Kagawa, do Centro Internacional de Pesquisa em Ciências Agrárias do Japão, instituição ligada ao Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do governo japonês, e da Associação Japonesa para Tecno-inovação em Agricultura, Silvicultura e Pesca. Além da equipe da Seti, seis professores das universidades estaduais integram a delegação do Paraná.

Segundo o assessor de Relações Internacionais e Cooperação Internacional, Paulo Afonso Schmidt, essa missão abre caminho para futuras colaborações que podem transformar o cenário da agricultura e da produção de alimentos. “O intercâmbio de conhecimentos e tecnologias que essa iniciativa promove beneficia não apenas o Paraná e o Japão, mas também contribui para avanços globais na área de alimentos e sustentabilidade”, afirma.

A visita ocorre em um ano simbólico, marcando os 130 anos de amizade e intercâmbio entre Brasil e Japão. O Paraná, que possui uma das maiores comunidades nipo-brasileiras do país, reforça os laços históricos com o Japão, ampliando as relações acadêmicas e científicas entre as instituições dos dois países.

 

PARCERIAS – A missão pretende consolidar parcerias em áreas prioritárias de pesquisa, como alimentos funcionais, automação de processos agrícolas, engenharia genética animal e vegetal, insumos e economia agrícola, e métodos e técnicas avançadas de diagnóstico de doenças animais e vegetais. Esses temas refletem os desafios globais de segurança alimentar, sustentabilidade e qualidade nutricional, áreas em que o Paraná e o Japão têm muito a colaborar.

Durante a semana, os japoneses conhecerão projetos inovadores desenvolvidos pelas universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro). Além de promover a internacionalização das universidades, o intuito é contribuir para o fortalecimento e a ampliação das ações de cooperação entre o Paraná e o Japão, estabelecendo novas oportunidades e consolidando parcerias estratégicas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Arnaldo Neto/AEN
Economia Há 13 horas

Acima da média nacional, comércio paranaense fecha 2025 com alta de 2,8% nas vendas

É o segundo melhor resultado pós-pandemia, atrás apenas de 2024, que terminou com 3,1% de crescimento. O resultado do ano passado também é superior à média nacional no mesmo período, que foi de 1,6%.

BRDE encerra participação no Show Rural com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor Paranaense Foto: Kauã Veronese/BRDE
Economia Há 13 horas

BRDE fecha participação no Show Rural com R$ 434,3 milhões no Banco do Agricultor

No total, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul encerrou a participação na feira em Cascavel com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor, criado para acelerar investimentos produtivos com estímulos direcionados para produtores, cooperativas e agroindústrias familiares.

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Detran Há 13 horas

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social

Para evitar prejuízos, o Detran-PR esclarece que não entra em contato direto com a população para buscar candidatos para o programa CNH Social e nem cobra nenhuma espécie de taxa, pois a gratuidade está garantida em todas as fases do processo de obtenção da habilitação.

Foto: Igor Jacinto/Vice Governadoria
Geral Há 14 horas

Show Rural termina com grande participação do Estado e público recorde de 430 mil pessoas

Presente desde o primeiro dia de feira, o governo estadual promoveu uma série de anúncios que vão ajudar a consolidar o Paraná como supermercado do mundo. Entre eles estão investimentos em colégios agrícolas, recursos para crédito rural e novas cultivares.

Antonio Cruz/Agência Brasil
Economia Há 2 dias

Infraero: aeroportos esperam 120 mil passageiros no carnaval

Estão programados 1.020 pousos e decolagens, segundo a empresa

Lenium - Criar site de notícias