Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
21°C 32°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Com 9,56 milhões de passageiros, aviação civil registra segunda maior movimentação da história para fevereiro

Número representa crescimento de 8,5% em relação ao mesmo mês de 2024. Fluxo de viajantes para o exterior bateu recorde pelo décimo mês consecutivo

Por: Redação Fonte: Secom
24/03/2025 às 10h49
Com 9,56 milhões de passageiros, aviação civil registra segunda maior movimentação da história para fevereiro
No período, 7,2 milhões de passageiros fizeram viagens para destinos dentro do território nacional - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A aviação civil no Brasil registrou em fevereiro o segundo melhor desempenho da sua história para o mês, com 9,6 milhões de passageiros transportados em voos domésticos e internacionais. O número representa crescimento de 8,5% em relação a fevereiro de 2024. O destaque continua sendo o crescimento do fluxo de viajantes para o exterior, que bateu recorde pelo décimo mês consecutivo.

No período, mais de 2,3 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram em voos internacionais, um aumento de 13,5% em relação a fevereiro de 2024. Este é o 47º mês seguido de alta na movimentação de passageiros internacionais, que segue uma trajetória de crescimento desde abril de 2021.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o indicador apurado no período demonstra o dinamismo e a força do setor aéreo brasileiro. “Registramos a maior movimentação doméstica para o mês nos últimos cinco anos, e esse avanço se deve ao aumento da conectividade, à recuperação econômica e à confiança dos passageiros no transporte aéreo. Estamos trabalhando para ampliar os voos e incluir mais brasileiros na aviação”, pontuou.

DEMANDA DOMÉSTICA — O transporte aéreo dentro do país também manteve uma trajetória de alta. Em fevereiro, 7,2 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos, um crescimento de 7% em relação a fevereiro do ano passado. Esse foi o melhor desempenho para o mês nos últimos cinco anos.

TRANSPORTE DE CARGAS — A movimentação de cargas no setor aéreo acompanhou a tendência positiva. Em fevereiro, os aeroportos brasileiros processaram 38,9 mil toneladas de carga doméstica, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.

Já no mercado internacional, foram transportadas 67,5 mil toneladas, um aumento de 3,6% na comparação anual. A demanda por transporte de carga internacional cresceu 8,8%, enquanto a oferta de capacidade no segmento subiu 12,2% no período. No mês, foram movimentadas 106,3 mil toneladas de carga, 4,1% a mais que em fevereiro do ano anterior. Finalmente, a demanda registrou aumento de 8,2%, enquanto a oferta cresceu 8,6%.

RELATÓRIO — Os dados fazem parte do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), atualizados até fevereiro de 2025, e refletem a recuperação contínua do setor aéreo após a pandemia de Covid-19. Além do aumento no número de passageiros, a demanda doméstica – medida em passageiros por quilômetro transportado – cresceu 7,3%, enquanto a oferta de assentos por quilômetro disponível avançou 3,4%.

O ministro do MPor também ressaltou que os números demonstram o compromisso do Governo Federal em fortalecer a infraestrutura aeroportuária, garantindo um transporte aéreo seguro, eficiente e acessível para todos os brasileiros. “O resultado demonstra que todos os indicadores da nossa aviação estão em crescimento. Esse é um reflexo da recuperação do turismo e da ampliação das operações aéreas entre o Brasil e outros países”, disse Silvio Costa Filho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Arnaldo Neto/AEN
Economia Há 11 horas

Acima da média nacional, comércio paranaense fecha 2025 com alta de 2,8% nas vendas

É o segundo melhor resultado pós-pandemia, atrás apenas de 2024, que terminou com 3,1% de crescimento. O resultado do ano passado também é superior à média nacional no mesmo período, que foi de 1,6%.

BRDE encerra participação no Show Rural com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor Paranaense Foto: Kauã Veronese/BRDE
Economia Há 12 horas

BRDE fecha participação no Show Rural com R$ 434,3 milhões no Banco do Agricultor

No total, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul encerrou a participação na feira em Cascavel com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor, criado para acelerar investimentos produtivos com estímulos direcionados para produtores, cooperativas e agroindústrias familiares.

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Detran Há 12 horas

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social

Para evitar prejuízos, o Detran-PR esclarece que não entra em contato direto com a população para buscar candidatos para o programa CNH Social e nem cobra nenhuma espécie de taxa, pois a gratuidade está garantida em todas as fases do processo de obtenção da habilitação.

Foto: Igor Jacinto/Vice Governadoria
Geral Há 12 horas

Show Rural termina com grande participação do Estado e público recorde de 430 mil pessoas

Presente desde o primeiro dia de feira, o governo estadual promoveu uma série de anúncios que vão ajudar a consolidar o Paraná como supermercado do mundo. Entre eles estão investimentos em colégios agrícolas, recursos para crédito rural e novas cultivares.

Antonio Cruz/Agência Brasil
Economia Há 2 dias

Infraero: aeroportos esperam 120 mil passageiros no carnaval

Estão programados 1.020 pousos e decolagens, segundo a empresa

Lenium - Criar site de notícias