No dia 1º de abril a Cozinha Social estará comemorando um ano da inauguração do Banco de Alimentos de Toledo. O objetivo principal do departamento é arrecadar doações de gêneros alimentícios que seriam desperdiçados ao longo da cadeia produtiva.
O diretor da Unidade Central de Produção de Alimentos da Secretaria da Administração, Edson Pimenta, comentou a importância da instituição para o município. “Esse é um marco muito importante, espero poder comemorar mais anos de existência do Banco de Alimentos. O banco é uma instituição que ajuda diversas famílias do município, então todos estão convidados a comparecerem nesta comemoração”, comentou o diretor da Cozinha Social.
A instituição foi inaugurada no município em 2024, suas principais atividades incluem a captação, recepção, seleção e distribuição de alimentos provenientes de diferentes fontes. Os alimentos recebidos são destinados à instituições parceiras cadastradas e a famílias em vulnerabilidade social. Entre os objetivos do Banco de Alimentos estão a promoção a segurança alimentar e nutricional e o combate às causas subjacentes da insegurança alimentar e nutricional, Fomentar o combate às perdas e desperdício de alimentos e promover ações educativas e de capacitação, de forma a contribuir com o desenvolvimento social, ambiental e nutricional da população atendida.
Os investimentos para a inauguração do banco em 2024 totalizaram aproximadamente R$2,83 milhões, sendo R$1,3 milhão oriundos do Governo do Paraná.