A Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional promoveu na última semana, de 24 a 26 de março, o treinamento “Suporte Básico à Vida, Animais Peçonhentos e Silvestres” para técnicos das instituições conveniadas à área. Já realizada em anos anteriores, a ação foi aplicada pelos agentes da Divisão de Segurança da Central e capacitou 92 profissionais que atuam principalmente com crianças e adolescentes, mas também adultos, idosos e pessoas com deficiência.
O objetivo da atividade foi preparar profissionais para reconhecer e saber lidar com emergências passíveis de acontecer no trabalho do dia a dia. A capacitação teve duração de 4 horas e abrangeu conhecimentos teóricos na prática. Foram abordados cenários de simulação realística nos quais os participantes puderam aprender manobras de reanimação cardiopulmonar, desobstrução de vias aéreas, atendimento a vítimas de picada de insetos, entre outros.
Segundo o gestor de convênio da Itaipu Waldemar Pilger, a capacitação é promovida de tempos em tempos com vistas a alertar e preparar os profissionais a lidar com situações emergenciais, tendo em vista que o trabalho deles envolve grande público e em muitos casos atividades de impacto, contato físico, próximo à natureza e outras situações que exigem atitudes preventivas a incidentes e, se necessário, medida de atendimento emergencial.
Para o coordenador do Programa Educação em Diabetes do Instituto Adifi, Claudio Marlon da Silva, o momento de capacitação foi fundamental para fortalecer a atuação técnica e no sentido de garantir mais segurança e preparo das ações da instituição. Já a coordenadora do Projeto Trilha Jovem, Patrícia Menezes Dutra, destaca a importância da capacitação multidisciplinar quando se trabalha com o público e, no caso do treinamento ministrado pelos bombeiros de Itaipu, saber lidar com situações emergenciais.
Participaram do treinamento técnicos da Abasfi, Conselho Comunitário da Vila C, Associação Um Chute para o Futuro, Maestro da Bola, Xadrez Foz, Instituto Judofoz, Sociedade Civil Nossa Senhora da Aparecida, Polo Iguassu, Instituto Meninos do Lago, ICLi, Comunidade Sagrada Família, Instituto Adifi, Instituto do Atletismo e Associação Fraternidade Aliança.
Sobre a Itaipu Binacional
Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. Desde o início de suas operações, em 1984, já produziu mais de 3 bilhões de megawatts-hora.
A Itaipu tem como missão empresarial gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai. Mais do que uma usina, Itaipu é um agente de transformação, com ações que integram sustentabilidade, inovação e compromisso com as pessoas.