Nesta sexta-feira, 5 de abril, a cidade de Cascavel (PR) receberá a sessão de impacto do filme “Os 80 Gigantes”. O filme conta a história de arte e resistência da Cia dos Ventos, fundada por uma família que se dedica ao Teatro de Bonecos no estado paranaense há 30 anos. Após a exibição do documentário, haverá um bate-papo com a fundadora do grupo, Tadica Veiga, e a professora e artista teatral Maia Piva . A entrada é gratuita e a sessão inicia às 19h, no CoolHall (Rua Paraguai, 885 - Centro, Cascavel/PR).
Gravado no Paraná, o documentário acompanha a trajetória da companhia de teatro fundada pelo casal Tadica Veiga e Joelson Cruz e mostra a luta de uma família para fomentar e manter viva a arte bonequeira, atuando em conjunto com a sociedade. No último dia 20 de fevereiro, o documentário entrou em cartaz nos cinemas das cidades de Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (PR) e Vitória (EP).
A partir deste mês, irá circular por cidades paranaenses com as sessões de impacto. “A proposta é atrelar o lançamento comercial a uma campanha de impacto social que visa a facilitar o acesso do público ao filme, realizando uma mobilização em parceria com bonequeiros de todo o Brasil, escolas e outras instituições interessadas.", explica a diretora, cujo mestrado em Comunicação na PUC-Rio foi dedicado ao tema do Impacto Social no Documentário. E complementa: “a Sambaqui Cultural tem realizado o lançamento de seus longas-metragens documentários dessa forma. Assim fizemos com o nosso filme anterior, Proibido Nascer no Paraíso, e estamos agora fazendo com este”, explica Joana Nin.
Financiamento coletivo: livro “Manual do Imaginário — Cia dos Ventos 30 anos”
Em paralelo ao lançamento do documentário “Os 80 Gigantes”, filme de Joana Nin produzido pela Sambaqui Cultural, está sendo lançada uma campanha de financiamento coletivo, em parceria com a plataforma Benfeitoria, para a Cia dos Ventos lançar um livro em comemoração aos 30 anos de existência da companhia.
Escrito pela Cia dos Ventos, o material irá perpetuar o legado da arte bonequeira e transmitir o conhecimento desses artistas gigantes. A proposta é celebrar, perpetuar e manter viva a tradição e a arte criadas pela Cia dos Ventos. No livro, é possível ler mais sobre todo o trabalho de arte e educação desenvolvido pelo coletivo e aprender, de forma acessível, com croquis, desenhos e projetos, os segredos da criação de bonecos — dos dedoches aos gigantes. “Apoiando o projeto, você se torna amigo dos bonecos gigantes e pode garantir recompensas valiosas: exemplares do livro, bonecos, réplicas dos personagens do filme “Os 80 Gigantes” - fabricados pela Cia dos Ventos especialmente para você”, explica a diretora.
As sessões de impacto, a agenda de cinemas em cartaz, as informações da campanha de financiamento coletivo e todas as demais informações serão publicadas, durante os três meses da campanha, na landing page
https://www.sambaquicultural.
SERVIÇO:
Filme Os 80 Gigantes: Sessão de Impacto – exibição e debate
Quando: 5 de abril, às 19h
Onde: CoolHall (Rua Paraguai, 885 - Centro, Cascavel/PR).
Quanto: Gratuito
Os 80 Gigantes - longa-metragem documentário - 75 minutos
SINOPSE
O sonho de um casal de artistas de teatro de bonecos e seu mundo fantástico, construído em parceria com a comunidade, desmorona quando uma grave crise os leva a um evento trágico. O projeto social “O Boneco e a Sociedade” chegou a impactar mais de 28 mil alunos nos dez anos de existência, mas foi descontinuado ao sabor das pendengas políticas municipais, deixando desalojada a família e também Os 80 Gigantes. No filme, a Cia dos Ventos se reinventa, relembra seu passado cheio de alegrias e tristezas enquanto monta um novo espetáculo.
Acompanhe a campanha do lançamento em:
Perfil
Joana Nin é cineasta e mestre em Comunicação pela PUC-Rio. Carioca, radicada em Curitiba (PR), é diretora, produtora e roteirista de seus filmes. Atua no audiovisual há 20 anos, realizou mais de uma dezena de projetos por sua empresa, Sambaqui Cultural na qual é sócia do produtor Ade Muri. Atualmente dedica-se ao lançamento de seu mais novo longa-metragem documentário, Os 80 Gigantes, e prepara a estreia em cinemas de Noel Rosa - um espírito circulante (Festival do Rio 2024), prevista para abril. Dirigiu ainda dois outros longas-metragens, Cativas - presas pelo coração (2015) e Proibido Nascer no Paraíso (2021), além do super premiado curta-metragem Visita Íntima (2005), seu primeiro filme, e outros documentários. Seus próximos projetos são todos de ficção, representando uma mudança de rumo na carreira: é produtora criativa de Torniquete, de Ana Catarina Lugarini, em pós-produção; diretora e produtora de Rumor (estrelado por Giulia Benite, de Turma da Mônica - Laços e Lições) em fase de montagem e de Tropicana, em pré-produção.