O secretário municipal de Turismo, Jin Bruno Petrycoski, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, discutiram nesta terça-feira (01) estratégias de promoção de Foz do Iguaçu no mercado internacional.
Jin apresentou algumas iniciativas já em andamento pela administração municipal. Ele ressaltou a importância do modelo B2B (Business to Business), em que o cliente final é uma empresa. A secretaria está desenvolvendo uma nova abordagem voltada à eficiência dos resultados e à construção de parcerias que garantam retorno sobre os investimentos realizados.
O secretário de Turismo de Foz falou ainda sobre o projeto-piloto de marketing digital, focado no modelo B2C (Business to Consumer), em que o cliente é o consumidor final, utilizando a inteligência artificial para impulsionar a visibilidade do destino em mecanismos de busca, redes sociais e portais de turismo de todo o mundo.
“Hoje, 43% das pessoas escolhem o destino de viagem com base no que veem na internet. Foz precisa aparecer nesse momento da decisão”, destacou o secretário. “Queremos brigar com outros destinos pelo mundo. Quando a pessoa digitar ‘quero viajar’, Foz do Iguaçu precisa aparecer entre os primeiros resultados”, reforçou.
A proposta apresentada pelo secretário também inclui a compra de domínios internacionais e a disseminação de conteúdo em diversos idiomas para criar autoridade e relevância on-line.
Jin defendeu ainda que a promoção do destino deve ser pensada de forma mais ampla e estratégica: “O turismo de Foz não pode depender só de quem já decidiu visitar. Nosso foco agora é conquistar o turista indeciso, aquele que está com várias abas abertas no navegador.” Para isso, o secretário anunciou investimentos em campanhas nacionais neste ano, além da mobilização do Fundo Iguaçu e do Visit Iguassu para apoiar as ações internacionais.
Parceria
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo avaliou que o destino, mesmo sendo um dos mais visitados no Brasil, tem potencial para atrair ainda mais visitantes. “Nosso objetivo é promover Foz do Iguaçu cada vez mais. Tem infraestrutura, tem atrativos, tem conectividade e, agora, um plano ousado para usar tecnologia e dados a favor da promoção do Brasil. Isso tem tudo a ver com o que a gente quer mostrar lá fora e com a tendência global de utilizar a inovação tecnológica para dar sustentabilidade à atividade turística.”
Outro ponto mencionado pelo presidente foram as diversas ações da Embratur para promover o destino em países como os Estados Unidos e Europa com press trips, road shows, famtours com operadores e jornalistas internacionais, e oficinas de capacitação.
A Agência e a Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu irão elaborar em conjunto os próximos passos do projeto-piloto. A expectativa é que a parceria possa ampliar cada vez mais a visibilidade internacional de Foz do Iguaçu.
Presenças
Além do presidente, participaram do encontro o Diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Bruno Reis, o coordenador de Comunicação Digital, Arturo Juliano, o gerente de Inovação Christiano Braga e Maurício Mascarenhas, supervisor de Transporte Aéreo.
(Com informações da assessoria da Embratur)