Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Parigot de Souza estrearam, nesta quinta-feira (03), o projeto de Educação Patrimonial, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e da Fundação Cultural. Além de conhecerem a história da cidade, os estudantes ainda fizeram um “tour” pela região central, visitando pontos como a Avenida Brasil, o prédio da antiga Câmara e outros locais marcantes.
“Estamos iniciando esse projeto para apresentar aos alunos a história de Foz do Iguaçu, apresentando o patrimônio, os prédios históricos, o que será muito importante para a trajetória deles e para a valorização da nossa cidade”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites.
A turma da Parigot de Souza é a primeira de uma série de estudantes da rede municipal que vai participar do projeto, com atividades todas as quintas-feiras pela manhã e pela tarde, na Fundação Cultural.
A coordenadora da iniciativa, Liane Chichoski, primeiro apresenta aos alunos a história da cidade, desde a 1ª expedição militar que chegou a Foz, em 1910, a fundação do Município, em 1914, a construção da primeira escola, da Igreja Matriz, e outros acontecimentos marcantes das décadas seguintes. “A partir de agora, vocês poderão ser mini-guias turísticos quando vierem ao centro da cidade”, comentou Liane.
A apresentação foi acompanhada atentamente pelas crianças, que não somente assistiram, como também fizeram muitas perguntas para a professora. Eles ouviram uma mensagem da artista plástica Loty, pioneira, que ressaltou o amor que tem pela cidade. “Foz é uma cidade que acolhe muita gente, onde se encontram várias raças e onde vivemos todos em harmonia”, disse.
Na sequência, foi a vez de aprender um pouco mais sobre a cultura indígena, com uma contação de história sobre a Lenda do Açaí.
Após uma parada para um lanchinho, os alunos fizeram um passeio guiado, acompanhado pela equipe da Guarda Municipal, pelo centro da cidade, conhecendo de perto a história que aprenderam: passaram por prédios como a sede da prefeitura, a antiga Câmara Municipal, onde hoje funciona a Estação Cultural Haroldo Alvarenga, e outros patrimônios históricos, alguns em processo de tombamento e outros já tombados, como as casas trigêmeas na Avenida Brasil.
A visita encerrou a aula inaugural do projeto da Secretaria de Educação e da Fundação Cultural, que se estenderá até o final deste ano. O objetivo é, futuramente, estender a iniciativa para toda a comunidade, envolvendo também alunos das escolas estaduais e particulares.
Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54337