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Lindeiros, Itaipu e Amop envolvem mais de 400 profissionais em Seminário de Educação Especial

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu foi um dos parceiros da Associação do Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Itaipu Binacional, prefeitura de Cascavel e o Governo Federal, para a realização do primeiro Seminário Regional para Profissionais da Educação de 2025, nesta quinta-feira (03), em Cascavel. O evento reuniu professores, secretários e diretores de educação de 41 municípios.

Por: Redação Fonte: Conselho de Desenvolvimento dos Municípios
06/04/2025 às 15h23
Lindeiros, Itaipu e Amop envolvem mais de 400 profissionais em Seminário de Educação Especial
(Foto: Divulgação)

A iniciativa faz parte da formação continuada dos profissionais de educação por intermédio do Convênio Linha Ecológica, firmado entre a Itaipu Binacional e Conselho dos Lindeiros, pelo programa Itaipu Mais que Energia.
O objetivo foi enfatizar e discutir assuntos relevantes para a educação infantil e básica em todo o Oeste do Paraná. “Eu como presidente do Conselho dos Lindeiros, juntamente com o presidente da Amop, e mais lideranças, acompanhamos de perto e damos todo o apoio a esse tema que é tão importante e cada vez mais relevante, a inclusão e a educação especial”, destaca Antônio França Benjamim. “Tivemos a presença de 41 municípios que, com certeza, vão levar muito conhecimento para dentro das salas de aulas e aperfeiçoar o trabalho, principalmente na questão da inclusão dos nossos alunos”, observa o presidente da Amop, Rodrigo Schanoski.
Cultura e crítica
Com base na teoria histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, o Seminário contou com palestras de profissionais de renome nacional, como a professora doutora Marilda Gonçalves Dias Facci e o professor doutor Angelo Antônio Abrantes.
“A gente trouxe algumas discussões para o professor refletir e estar instrumentalizado para desenvolver uma prática na escola que leve em conta as diferenças que existem nas várias crianças, mas sempre garantindo que todas possam aprender”, ressalta Marilda Facci. “Na escola, os estudantes, primeiro, têm que estudar e se vincular com o conhecimento científico, artístico, filosófico, e não com o saber cotidiano que ele teria em qualquer outro espaço. Então é este nosso horizonte de trabalho”, defende Angelo Abrantes.
Com a participação de mais de 400 profissionais da educação, o que se quer é reforça a importância da cooperação entre as instituições para o fortalecimento da educação com iniciativas que beneficiem os profissionais e estudantes do Oeste do Paraná.

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