Na última quarta-feira, dia 9 de abril, a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon foi palco da cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) para a gestão 2025/2029. A reunião formalizou a entrada em exercício da presidente Noeli Pereira dos Santos Tessari, da vice-presidente Ketlin Mayara Picoli e da secretária Laize Biesdorf Winter, que liderarão os trabalhos do conselho nos próximos quatro anos.
Além da diretoria, foram empossados os representantes de diversos segmentos da comunidade escolar e do poder público, demonstrando a pluralidade e o engajamento da sociedade com a temática da alimentação escolar. Os novos conselheiros Mahl Willimann, Elizete Senger Barbian, Tatiane Brandenburg Leobet (representantes dos trabalhadores da educação e discentes), Marilurdes dos Santos, Jessica Dayane Leske Deves, Raquel Rossi Ribeiro (representantes de pais de alunos), Vanice Marli Fülber, Arno Braulio Figur, Helena Soterio Bejio (representantes da sociedade civil), Jodele Caroline Silveira Arndt e Diego Matheus Reinicke (representantes do poder executivo) assumiram a importante missão de zelar pela qualidade e transparência do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município.
O CAE desempenha um papel crucial no controle social do PNAE, sendo o responsável por acompanhar de perto todas as etapas do programa. Suas atribuições abrangem desde a fiscalização da aquisição dos produtos e da qualidade da alimentação oferecida aos estudantes, até a verificação das condições higiênico-sanitárias dos locais de armazenamento, preparo e serviço dos alimentos. O conselho também monitora a distribuição e o consumo da merenda, a execução financeira dos recursos destinados à alimentação escolar, e tem a responsabilidade de avaliar a prestação de contas da entidade executora, emitindo o parecer conclusivo sobre a gestão dos recursos.
A posse dos novos membros do CAE representa um importante passo para a continuidade e o aprimoramento da política de alimentação escolar em Marechal Cândido Rondon. Com a participação ativa e colaborativa de representantes de diferentes setores, o conselho fortalece o controle social, garantindo que a merenda escolar seja nutritiva, segura e adequada às necessidades dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e o sucesso de sua trajetória educacional.