Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
21°C 32°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Técnicos do Paraná apresentam ações de monitoramento do crédito fundiário em Brasília

No evento também foi apresentado o novo Manual de Fiscalização da Regularidade Ocupacional e da Exploração Efetiva (PFO). Ele vai orientar e padronizar o processo de fiscalização das ações do PNCF, garantindo o respeito a toda a legislação pertinente e que a exploração de recursos naturais seja feita de forma sustentável e legal.

Por: Redação Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná
14/04/2025 às 11h00
Técnicos do Paraná apresentam ações de monitoramento do crédito fundiário em Brasília
Foto: Divulgação/MDA

Servidores do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) participaram na semana passada, em Brasília, do Seminário Nacional de Pós-Contratação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O objetivo do evento, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), foi demonstrar as novas ferramentas tecnológicas que auxiliam o sistema financeiro.

No evento também foi apresentado o novo Manual de Fiscalização da Regularidade Ocupacional e da Exploração Efetiva (PFO). Ele vai orientar e padronizar o processo de fiscalização das ações do PNCF, garantindo o respeito a toda a legislação pertinente e que a exploração de recursos naturais seja feita de forma sustentável e legal.

Durante o seminário, que reuniu representantes de todo o Brasil, foram apresentados, tanto de forma teórica quanto prática, os mecanismos que auxiliarão as Unidades Técnicas Estaduais (UTE) e as Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a acompanhar o desenvolvimento dos projetos técnicos. O PNCF, que ajuda agricultores familiares a adquirir terras e investir em infraestrutura, tem se afirmado como um instrumento importante para promover o desenvolvimento rural sustentável.

 

A analista de pós-contratação da UTE/PR e servidora na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Lucinéia Meister, foi uma das palestrantes. Ela falou sobre a implantação Projeto Piloto de Fiscalização da Regularidade Ocupacional e da Exploração Efetiva no Paraná.

Também representando o Estado do Paraná, o servidor do Núcleo Regional de Cascavel da Seab, Adevansir Ceconelo Lins, relatou as experiências a campo nos municípios de sua jurisdição quando da implantação do PFO.

No Estado foram utilizadas algumas estratégias apresentadas como exemplos em Brasília, como a implantação da plataforma e-protocolo, uso de aplicativo para fotos nas fiscalizações a campo, apoio dos Núcleos Regionais da Seab e capacitação dos técnicos da UTE/PR.

No encontro também foi apresentado o Projeto Refusa, uma plataforma de fiscalização com alcance nacional desenvolvida pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI) com a finalidade de modernizar e tornar mais eficiente o acompanhamento das ações do Crédito Fundiário. A solução tecnológica é composta por um painel web de gestão e um aplicativo móvel de fiscalização em campo. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Arnaldo Neto/AEN
Economia Há 10 horas

Acima da média nacional, comércio paranaense fecha 2025 com alta de 2,8% nas vendas

É o segundo melhor resultado pós-pandemia, atrás apenas de 2024, que terminou com 3,1% de crescimento. O resultado do ano passado também é superior à média nacional no mesmo período, que foi de 1,6%.

BRDE encerra participação no Show Rural com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor Paranaense Foto: Kauã Veronese/BRDE
Economia Há 10 horas

BRDE fecha participação no Show Rural com R$ 434,3 milhões no Banco do Agricultor

No total, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul encerrou a participação na feira em Cascavel com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor, criado para acelerar investimentos produtivos com estímulos direcionados para produtores, cooperativas e agroindústrias familiares.

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Detran Há 10 horas

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social

Para evitar prejuízos, o Detran-PR esclarece que não entra em contato direto com a população para buscar candidatos para o programa CNH Social e nem cobra nenhuma espécie de taxa, pois a gratuidade está garantida em todas as fases do processo de obtenção da habilitação.

Foto: Igor Jacinto/Vice Governadoria
Geral Há 10 horas

Show Rural termina com grande participação do Estado e público recorde de 430 mil pessoas

Presente desde o primeiro dia de feira, o governo estadual promoveu uma série de anúncios que vão ajudar a consolidar o Paraná como supermercado do mundo. Entre eles estão investimentos em colégios agrícolas, recursos para crédito rural e novas cultivares.

Antonio Cruz/Agência Brasil
Economia Há 1 dia

Infraero: aeroportos esperam 120 mil passageiros no carnaval

Estão programados 1.020 pousos e decolagens, segundo a empresa

Lenium - Criar site de notícias