De janeiro a março, os trabalhadores da limpeza urbana de Foz do Iguaçu trabalharam incansavelmente para atender às demandas de todas as regiões da cidade. Mas, além da rotina habitual para manter a cidade limpa e organizada, enfrentam outros desafios, como os estragos causados por vendavais e temporais, e, principalmente, a falta de respeito de algumas pessoas que insistem em descartar resíduos de forma irregular.
A prática é considerada crime ambiental e prejudica o cronograma de atendimento aos bairros. Somente no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram recolhidas quase 5 mil toneladas de entulhos.
De janeiro a março, também foram varridos, de forma manual, quase 6.200 m² de área, representando um aumento de 27% na prestação do mesmo serviço no período em 2024. Além disso, a varrição mecanizada percorreu mais de 3.700 quilômetros em toda a cidade.
Foi feita, ainda, de janeiro a março, a roçada de mais de 2,4 milhões de m² de área, mesmo com a equipe reduzida em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram roçados 2,7 milhões de m². Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, em abril a equipe volta a ficar completa, o que dará ainda mais agilidade aos atendimentos.
A equipe também realizou 476 podas de árvores — contra 43 no mesmo período de 2024.
Forças-tarefa
Nos primeiros três meses do ano de 2025, foram feitas ações em conjunto entre as secretarias para dar mais agilidade à limpeza e outras melhorias, como reparos na iluminação pública, substituição de bocas de lobo e pinturas de meio-fio. As ações ocorreram na Vila Portes, Avenida Paraná, Vila A e Jardim Jupira.
O Bosque Guarani, na área central de Foz, também passou por uma grande limpeza em fevereiro. Foram retiradas 222 toneladas de lixo e entulhos, e recolhidos os restos de poda triturados.
Colaboração
As equipes de limpeza pública contam com o apoio de toda a população para manter a cidade sempre organizada, para atrair ainda mais visitantes à Terra das Cataratas, mas, principalmente, para garantir a qualidade de vida dos cidadãos.
A secretária de Meio Ambiente, Juçara Andrade, ressalta que o município possui locais para o descarte correto de resíduos em maior quantidade, que não são levados pela coleta comum e seletiva.
“Precisamos desse apoio de toda a população, fazendo o descarte correto de resíduos. Temos caçambas comunitárias em todas as regiões da cidade, que podem ser solicitadas pelas associações de moradores e representantes dos bairros. Além disso, o descarte por particulares pode ser feito gratuitamente no aterro sanitário”, explica.
O aterro sanitário municipal está localizado na Rua Ângela Aparecida de Andrade, 271 – Porto Belo, com atendimento das 8h às 18h.
Denúncias
A população de Foz pode colaborar, também, denunciando os casos de descarte irregular de resíduos, a fim de que os responsáveis possam ser identificados. As denúncias podem ser feitas pelo aplicativo e site eOuve, com a possibilidade de anexar imagens, ou diretamente para a Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, por meio do Whatsapp (45) 98402-3239.