Na madrugada desta data, por volta da 01h30min, durante fiscalização de rotina na PR-586, Km 05, no município de Santa Tereza do Oeste, uma equipe do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv) da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) tentou abordar um veículo Fiat/Palio. O condutor ignorou a ordem de parada, iniciando uma fuga que se estendeu por aproximadamente cinco quilômetros pela BR-163.
Após o acompanhamento tático, a equipe policial conseguiu realizar a abordagem do veículo Fiat/Palio preto, com placas do Mercosul de Foz do Iguaçu. O carro era ocupado por um homem de 36 anos, que conduzia o veículo, e uma mulher de 37 anos, passageira.
Durante a abordagem, o condutor confessou que transportava maconha. Em revista veicular, os policiais constataram a presença de uma grande quantidade da substância análoga à maconha, totalizando 145 tabletes, que pesaram 95,700 Kg. A droga estava acondicionada em fardos e caixas de papelão, escondidos no porta-malas, assoalho dos bancos traseiro e dianteiro do passageiro.
Na busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado com o condutor. Contudo, a passageira retirou de suas vestimentas, da parte inferior do seio esquerdo, uma porção de cocaína, pesando 5,04 gramas, que estava em uma sacola plástica branca. Sob sua saia, foram encontrados também dois aparelhos de telefone celular.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao casal, sendo informados de seus direitos constitucionais. Devido ao risco à integridade física da equipe, foi necessário o uso de algemas, em conformidade com a Súmula Vinculante nº 11 do STF. O condutor informou apenas que havia comprado o carro e carregado a droga em um milharal no município de Missal-PR.
O veículo, os detidos e as substâncias entorpecentes foram encaminhados à 10ª Central Regional de Flagrantes de Cascavel para as providências legais cabíveis.