Resende (RJ) – A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou no último sábado, 19 de agosto, a cerimônia de Entrega de Espadins a 387 cadetes do primeiro ano de formação. Idealizada pelo Marechal José Pessoa e realizada desde 1932, a cerimônia representa um marco na carreira dos jovens cadetes que, após 20 meses de formação, usam pela primeira vez o uniforme histórico da AMAN, o tradicional “azulão”. O espadim é a réplica em miniatura da invicta espada do Duque Caxias, patrono do Exército Brasileiro, e somente pode ser portado pelos cadetes da AMAN, que o recebem como o próprio símbolo da honra militar.
Neste ano a solenidade foi presidida pelo Ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, contando ainda com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. Em uma cerimônia muito marcante, com grande presença de familiares e amigos dos cadetes, jovens de todas as regiões do Brasil e de nove Nações Amigas (Bolívia, Camarões, Guiana, Namíbia, Paraguai, Peru, São Tomé e Príncipe, Senegal, Vietnã) receberam seus espadins, confirmando seus títulos de cadetes de Caxias.
Como parte da solenidade, a Espada que foi doada pelo povo brasileiro ao Duque de Caxias após a campanha da Tríplice Aliança foi colocada em local de destaque no Pátio de formatura, sendo conduzida pelo cadete mais distinto do atual 3º ano, Pedro Henrique Conegatto do Amaral.
O Comandante da AMAN, General Felipe, saudou os presentes e enalteceu a importância do momento: “O espadim que vocês hoje recebem é o símbolo que representa a integração das responsabilidades e os ideais cívicos do cadete brasileiro. Trata-se da reprodução da espada gloriosa do Duque de Caxias, de cujo aço se forjaram os elos da união nacional. Somente os cadetes de Caxias têm o direito de portar o espadim, e têm o dever de fazê-lo com honra e dignidade, sendo os fiéis guardiões de nossas mais caras tradições”, destacou.
O Ministro da Defesa realizou a entrega do Espadim ao primeiro colocado da turma, o Cadete Marcelo Fabricio Nocchi, de 25 anos, oriundo de Porto Alegre (RS). Em seguida, os cadetes receberam seus espadins das mãos de suas madrinhas e padrinhos, em um momento de grande emoção para todos.
Veterano da AMAN, Davi de Jesus, pai do Cadete Kelvin, se emocionou ao relembrar sua trajetória, que motivou o filho a ser um Cadete de Agulhas Negras. “Servi ao Exército aqui na AMAN. Fui soldado e Cabo do Batalhão Agulhas Negras. Voltar à Academia e hoje ter a oportunidade de entregar o Espadim a ele é uma oportunidade ímpar”. O sentimento da importância do momento para os cadetes foi sintetizado pelo filho. “Eu tenho ainda uma longa jornada pela frente. Mas estar aqui hoje recebendo o Espadim do meu pai, que é uma referência de militar e de pessoa para mim, é uma honra”.
Após a entrega dos espadins, o Ministro da Defesa também discursou aos presentes. “Declaro, perante os senhores e as senhoras, o sentimento de orgulho por estar aqui, nesta marcante solenidade, como Ministro da Defesa. Os senhores serão os comandantes de batalhões, grupos e regimentos em tempos vindouros. Alguns serão os generais da segunda metade do século. Identifiquem, desde já, a magnitude, mas também, a responsabilidade que enfrentarão logo adiante”.
Presenças
Prestigiaram a solenidade o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do Ar Damasceno; os antigos Comandantes do Exército, General de Exército Enzo e General de Exército Arruda; o Ministro do Superior Tribunal Militar, General de Exército Farias; o Comandante Militar do Leste, General de Exército Novaes; o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Amin; o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Richard; o General de Exército Carlos Machado, acompanhados de diversas autoridades militares e civis, dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras
Mín. 20° Máx. 28°