A artesã Sonia Gimenes de Arlete viu no projeto “+ Mulheres Empreendedoras”, da Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria da Mulher, e da Cooperativa Sicoob, uma oportunidade de aprender e ter orientações para lidar melhor com a própria renda.
“Quando você é artesã, você faz o seu pano de prato, o seu artesanato, e não tem uma expectativa de pegar o dinheiro e investir. Você vive só o dia a dia. Acredito que será uma boa orientação”, disse Sonia. Nesta quarta-feira (23), foi o primeiro de quatro encontros, que acontecem no auditório da Fundação Cultural.
Segundo a assessora técnica da Secretaria Municipal da Mulher, Joice Lídia da Silva, o projeto-piloto inicialmente é voltado para integrantes dos projetos Trilha da Mulher e Clubes de Mães, mas qualquer interessada pode participar, de forma gratuita.
“O objetivo é levar conhecimento, principalmente sobre a questão financeira, independentemente se as mulheres já empreendem ou não, para que elas possam conduzir melhor o dinheiro que entra na família, que mantém a casa e a empresa, de forma mais consciente”, destacou Joice.
O analista de desenvolvimento cooperativo do Sicoob, Wilson Serrano, afirma que o projeto visa que as mulheres, a partir de conhecimento e informação, possam empreender mais e superar limites. “Queremos ajudá-las e dar orientações sobre como empreender, como economizar, orientar sobre que fontes elas podem usar para aumentar sua rentabilidade, para que elas cheguem cada vez mais além”, disse.
Próximos encontros
O projeto “+ Mulheres Empreendedoras” tem os próximos encontros marcados para os dias 23 e 30 de abril e 07 e 14 de maio, das 14h às 17h, na Fundação Cultural (Rua Benjamin Constant, nº 62 - Centro). Para participar, não há necessidade de inscrição prévia.
A intenção é que o projeto-piloto possa ser expandido tanto nas temáticas abordadas como para um público ainda maior.