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Após sequência de tombamentos, PRF reforça fiscalização em porta-contêineres no Paraná

Após sequência de tombamentos, PRF reforça fiscalização em porta-contêineres no Paraná

Por: Redação Fonte: PRF Paraná
24/04/2025 às 16h13 Atualizada em 24/04/2025 às 16h16
Após sequência de tombamentos, PRF reforça fiscalização em porta-contêineres no Paraná
PRF Paraná

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, nesta quinta-feira (24), uma operação de fiscalização direcionada a veículos porta-contêineres na BR-376, no município de Ponta Grossa (PR). A ação foi motivada por uma sequência de acidentes registrados no início da semana na região de Tibagi (PR), envolvendo esse tipo de transporte. Em apenas dois dias, três caminhões que transportavam contêineres tombaram na rodovia. Em um dos casos, o motorista morreu no local.

Diante do cenário, a PRF intensificou as abordagens a esse tipo de veículo. O modal porta-contêiner é amplamente utilizado nas rodovias paranaenses, especialmente em razão da exportação de produtos pelos portos do Paraná e de Santa Catarina.

Durante a operação, foram fiscalizados 24 caminhões, com o registro de 21 autos de infração. As principais irregularidades encontradas envolviam más condições de segurança, como pneus desgastados, falhas nos sistemas de freios e dispositivos de retenção de carga fora dos padrões. Um dos veículos abordados circulava com o sistema de freios do semirreboque totalmente isolado e inoperante. Também foram constatados um caso de excesso de peso, cinco veículos com equipamentos ineficientes ou inoperantes, sete com equipamentos em desacordo com a legislação e quatro motoristas que descumpriram o tempo de descanso obrigatório.

Nos casos mais graves, os veículos foram retidos e só puderam seguir viagem após regularização completa das falhas constatadas, com comprovação de condições mínimas de segurança para circulação.

Tombamentos

Dados da PRF apontam que, entre 1º de janeiro e 24 de abril de 2025, foram registrados 65 tombamentos com caminhões nas rodovias federais, resultando em 53 feridos e 7 mortes. Esses acidentes representam 37,6% de todos os tombamentos ocorridos no período, mas concentram 63,6% das mortes. A taxa de letalidade dos tombamentos com caminhões foi de 10,8%, superior à média geral de 6,4% para esse tipo de acidente.

Em contraste, motocicletas estiveram envolvidas em 97 tombamentos no mesmo período — o maior número entre todos os tipos de veículos — com 115 feridos e 4 mortes. Apesar de representarem 56% dos acidentes, os tombamentos com motocicletas foram responsáveis por apenas 36% das mortes, resultando em uma taxa de letalidade de 4,1%.

Além da frequência maior dos acidentes com motocicletas, os dados evidenciam que os tombamentos com caminhões, embora menos numerosos, tendem a ser mais letais, com maior risco de morte para o condutor. Todas as sete vítimas fatais nos tombamentos com caminhões eram os próprios motoristas, destacando a vulnerabilidade dos profissionais do transporte de carga.

As principais causas desses acidentes com caminhões foram velocidade incompatível (43,7%), falhas humanas como reação tardia ou ausência de reação, além de problemas técnicos como defeitos no sistema de freios, pneus desgastados e má fixação da carga.

A PRF reforça que a manutenção preventiva dos veículos, o respeito à legislação de trânsito e o cumprimento das pausas obrigatórias são medidas essenciais para a segurança viária. 

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