"Assim é que se vê a força do PT." Foi com essa frase que o deputado federal Zeca Dirceu resumiu a energia da plenária realizada nesta sexta-feira (25) em São José dos Pinhais, que reuniu filiados e lideranças do Partido dos Trabalhadores da Região Metropolitana de Curitiba.
Durante a plenária, o deputado ouviu relatos e reafirmou seu compromisso de fazer do PT-PR um partido mais organizado, participativo e atento às demandas da sua militância. Um dos pontos destacados no encontro foi a necessidade urgente de fortalecer a comunicação do partido com suas bases, especialmente nas redes sociais — uma prioridade que Zeca Dirceu já havia estabelecido como um dos 13 motivos para assumir a presidência da legenda no Paraná.
A vereadora Miss Preta, de Pinhais, destacou o sentimento de exclusão dos processos de decisão, compartilhado por aqueles que compõem a base e destacou em sua fala a importância desse fortalecimento digital como ferramenta para enfrentar a extrema-direita, a desinformação e dar visibilidade às lutas da esquerda.
"Assim como o Zeca, eu também gosto do mundo das redes sociais. E é aonde a gente precisa chegar hoje. A gente precisa ter um presidente que saiba combater as fake news e que seja também um bom exemplo. Eu acredito que o Zeca é essa pessoa", afirmou a parlamentar, que também é a mulher jovem mais votada da história de Pinhais.
Miss Preta, que tem trajetória marcada pelo engajamento social e político desde a juventude, fez questão de associar sua história de vida ao compromisso com a mudança e a renovação do partido. Ela lembrou de suas raízes no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e defendeu a necessidade de mais representatividade e firmeza dentro da comunicação petista.
Escuta e decisões coletivas
Zeca Dirceu, ao agradecer o apoio recebido, destacou a importância de processos democráticos internos que valorizem a escuta e a participação de todos os filiados. "Ouvir, por mais simples que pareça, não é um ato qualquer. Envolve desapego, humildade, e é isso que eu defendo: decisões tomadas de forma coletiva, respeitando a história e o sentimento de cada companheiro e companheira", disse.
O deputado também relembrou o processo que iniciou para ouvir a base e propôs mudanças na forma de definição das candidaturas internas do PT, criticando a falta de consultas anteriores. "Não estou dizendo que houve má-fé, mas nós temos como fazer diferente. Temos que inovar, fazer melhor", reforçou.
A plenária também evidenciou a força de Zeca Dirceu no processo interno do partido. E a mobilização em torno de seu nome cresce a cada dia: o manifesto de apoio à sua candidatura já conta com mais de 2 mil assinaturas de filiados de todas as regiões do Paraná. O número expressivo está mostrando que a militância petista está disposta a construir um novo momento para o partido no estado — com participação, organização e renovação.