O Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes), no Jardim Santa Clara IV, recebeu, na tarde desta terça-feira (22), a aula inaugural do curso de informática básica promovido em parceria com o câmpus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Supervisionados por seus professores, os acadêmicos de Engenharia da Computação e de Tecnologia em Sistemas para Internet ministrarão o conteúdo para duas turmas que possuem, juntas, 24 alunos.
Estes, ao fim do curso, que tem carga horária de 42 horas-aula, receberão um certificado emitido pela própria universidade, pois se trata de um projeto de extensão desenvolvido pela instituição. A primeira turma, com aulas às terças, das 14h às 17h, destina-se a crianças com idade entre 7 e 12 anos; a segunda, com encontros às quintas, das 13h às 17h, será frequentada por pessoas com 12 anos de idade ou mais.
Em sua fala, a secretária da Cultura, Rosselane Giordani, recordou todo o esforço da atual gestão para reativar o telecentro no CEU das Artes. “Quando assumimos, em 2021, nenhum computador instalado na sala estava funcionando. A partir disso, fomos em busca dos recursos e adquirimos máquinas novas, que agora serão muito bem aproveitadas neste curso que faz parte de um projeto de extensão da UTFPR, oferecendo a jovens de todas as idades o conhecimento necessário para progredirem na vida estudantil e profissional”, avalia.
O coordenador do CEU das Artes, Otniel da Silva Pereira, convidou os alunos a participarem de outras atividades oferecidas pelo espaço. “Temos aqui diversos cursos e oficinas nas áreas de esportes, lazer, música, dança, artesanato. Recentemente promovemos capacitações voltadas ao empreendedorismo, como as de design de sobrancelhas e confecção de bolsas para garrafas pet. Deixo a dica a todos os inscritos para que, além de participarem das aulas de informática, também desfrutem dos demais serviços que oferecemos aqui”, convida.
Falando em nome da UTFPR, a professora que coordena as atividades de estágio do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, Rosane Passarini, agradeceu a confiança depositada na instituição. “A universidade tem diversas missões e uma das mais importantes é estar próximo da comunidade, oferecendo soluções que resultem na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Com esse curso, estamos compartilhando o conhecimento que possuímos a quem mais precisa dele”, salienta.
Mín. 20° Máx. 28°