Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
21°C 32°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Estado investe na capacitação de profissionais para fortalecer o esporte paranaense

Mais de 120 profissionais de Educação Física participaram da formação, realizada por meio de convênio entre a secretaria estadual do Esporte e a Universidade Estadual de Londrina. Curso contou com 37 professores de 19 universidades brasileiras e de um convidado internacional, o professor Julio Garganta, da Universidade do Porto, de Portugal.

Por: Redação Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná
29/04/2025 às 07h22
Estado investe na capacitação de profissionais para fortalecer o esporte paranaense
Estado investe na capacitação de profissionais para fortalecer o esporte paranaense Foto: UEL

Mais de 120 profissionais de Educação Física de diversas cidades do Paraná concluíram a Pós-graduação em Treinamento Esportivo, realizada por meio de um convênio entre a Secretaria do Esporte do Paraná (SEES) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). A iniciativa, que integra as ações da Escola do Esporte, representa um investimento do Governo do Estado na formação de excelência para o fortalecimento da base esportiva paranaense.

Concluído sábado (26), o curso teve duração de 18 meses e carga horária de 375 hora. Foi oferecido no formato síncrono remoto, com aulas online ao vivo nas sextas-feiras e sábados. A formação contou com a participação de 37 professores de 19 universidades brasileiras e de um convidado internacional, o professor Julio Garganta, da Universidade do Porto, de Portugal – referência mundial em treinamento de equipes de alto rendimento.

 

O encerramento da turma foi realizado no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da UEL, em Londrina, reunindo formandos, professores, gestores da UEL e representantes da Secretaria do Esporte. Durante a cerimônia, também foi lançado o livro digital “Treinamento Esportivo – formação de jovens esportistas e fundamentos de desempenho esportivo”, que reúne artigos produzidos pelos profissionais e seus orientadores e estará disponível em breve no site da Escola do Esporte.

O secretário do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, destacou a importância estratégica desse investimento para o desenvolvimento do setor no Estado. "A capacitação de profissionais é um dos pilares para fortalecer o esporte paranaense. Esse investimento abrangeu muitos profissionais e mostra que estamos no caminho certo. A Escola do Esporte cumpre seu objetivo, que é o de ampliar a formação técnica, impulsionar a base e dar condições de continuidade para que novas edições possam ser realizadas, transformando vidas e revelando talentos", afirmou.

 

A Pós-graduação foi voltada para professores de Educação Física ligados a escolas públicas e profissionais que atuam no treinamento de equipes esportivas. O curso foi o primeiro da UEL oferecido de forma totalmente remota e contou com duas ênfases: "Formação de Jovens Esportistas" e "Fundamentos do Desempenho Esportivo".

OUTRA TURMA - A próxima turma já está em planejamento e trará uma nova ênfase voltada à "Formação de Jovens Esportistas e Transtorno do Espectro Autista (TEA)", ampliando ainda mais o alcance e a inclusão no esporte paranaense. O cronograma de inscrições e seleção será divulgado nos próximos meses pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) da UEL e o Departamento de Ciência do Esporte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Arnaldo Neto/AEN
Economia Há 8 horas

Acima da média nacional, comércio paranaense fecha 2025 com alta de 2,8% nas vendas

É o segundo melhor resultado pós-pandemia, atrás apenas de 2024, que terminou com 3,1% de crescimento. O resultado do ano passado também é superior à média nacional no mesmo período, que foi de 1,6%.

BRDE encerra participação no Show Rural com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor Paranaense Foto: Kauã Veronese/BRDE
Economia Há 8 horas

BRDE fecha participação no Show Rural com R$ 434,3 milhões no Banco do Agricultor

No total, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul encerrou a participação na feira em Cascavel com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor, criado para acelerar investimentos produtivos com estímulos direcionados para produtores, cooperativas e agroindústrias familiares.

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Detran Há 8 horas

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social

Para evitar prejuízos, o Detran-PR esclarece que não entra em contato direto com a população para buscar candidatos para o programa CNH Social e nem cobra nenhuma espécie de taxa, pois a gratuidade está garantida em todas as fases do processo de obtenção da habilitação.

Foto: Igor Jacinto/Vice Governadoria
Geral Há 8 horas

Show Rural termina com grande participação do Estado e público recorde de 430 mil pessoas

Presente desde o primeiro dia de feira, o governo estadual promoveu uma série de anúncios que vão ajudar a consolidar o Paraná como supermercado do mundo. Entre eles estão investimentos em colégios agrícolas, recursos para crédito rural e novas cultivares.

Antonio Cruz/Agência Brasil
Economia Há 1 dia

Infraero: aeroportos esperam 120 mil passageiros no carnaval

Estão programados 1.020 pousos e decolagens, segundo a empresa

Lenium - Criar site de notícias