Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
21°C 32°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Cultura iniciou série de diálogos sobre o Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu

As ações pretendem aproximar o museu da comunidade e fortalecer a função social, educativa e turística dele

Por: Redação Fonte: Foz do Iguaçu
30/04/2025 às 16h16
Cultura iniciou série de diálogos sobre o Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu
(Foto: Divulgação)

 

 

Como parte das ações da gestão estadual voltadas à valorização do território e à consolidação das funções social, educativa e turística do Museu Internacional de Arte, a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) iniciou na terça-feira (29) uma série de atividades de escuta e diálogos com a comunidade. O projeto será implantado em Foz do Iguaçu, por meio de uma parceria com o renomado Centre Pompidou, de Paris (França).

A programação começou na Estação Cultural Haroldo Alvarenga, com o tema “Arte e cotidiano — Da memória ao lazer: funções de um museu”. O encontro, realizado na terça-feira (29) à noite,  teve como objetivo promover reflexões sobre a integração entre museu e comunidade.

Turismo em foco

Na manhã de quarta-feira (30), no auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, foi apresentado o Programa Científico Cultural do Museu. Com o tema “Turismo cultural em foco”, o evento reuniu representantes dos setores cultural e turístico da região, buscando inserir o museu nos roteiros turísticos locais, fortalecendo o desenvolvimento regional.

O diretor-presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Dalmont Benites, destacou a importância da iniciativa. “Essas ações são fundamentais para que a população interaja com o museu e se sinta parte desse projeto, que será um importante instrumento para a cultura, para a educação e para o turismo da nossa região e de todo o Paraná.”

Já a coordenadora de Desenvolvimento de Públicos do Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu, Priscila de Morais, ressaltou que o processo é pautado no diálogo com os diversos públicos.

“O Museu Internacional de Arte nasce em Foz para ser uma referência na América Latina e para envolver toda a macrorregião Oeste. Iniciamos os diálogos aqui e vamos expandir para outras cidades da região, construindo um museu que pertença à comunidade e esteja conectado com a realidade local.”

O prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna, reforçou que equipamentos como o Museu Internacional de Arte têm impacto direto no desenvolvimento da cidade e de toda a região Trinacional, que já é culturalmente rica. "O Museu Internacional vem se somar às belezas naturais da nossa cidade, aos atrativos turísticos e a toda a riqueza cultural e diversidade que Foz do Iguaçu possui, atraindo ainda mais visitantes para cá", disse. 

Programação

As atividades terão continuidade em maio, com a realização do Seminário de Práticas Contemporâneas. Em Cascavel, o evento será no dia 20/05, das 19h às 22h, no Auditório da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná (SECULT).

Em Foz do Iguaçu, o seminário será dividido em dois momentos: - 21/05 (terça-feira), das 19h às 22h: workshops sobre Práticas Contemporâneas e Museologia com ênfase em Processos Educativos, com Carolina Loch e Cauê Donato; - 22/05 (quarta-feira), das 19h às 21h: workshop de Elaboração de Projetos Culturais, com Priscila de Morais.

As duas atividades serão realizadas na Estação Cultural Haroldo Alvarenga e são abertas à participação da comunidade.

(Fundação Cultural de Foz do Iguaçu – com informações da AEN)

Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54435

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Arnaldo Neto/AEN
Economia Há 8 horas

Acima da média nacional, comércio paranaense fecha 2025 com alta de 2,8% nas vendas

É o segundo melhor resultado pós-pandemia, atrás apenas de 2024, que terminou com 3,1% de crescimento. O resultado do ano passado também é superior à média nacional no mesmo período, que foi de 1,6%.

BRDE encerra participação no Show Rural com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor Paranaense Foto: Kauã Veronese/BRDE
Economia Há 8 horas

BRDE fecha participação no Show Rural com R$ 434,3 milhões no Banco do Agricultor

No total, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul encerrou a participação na feira em Cascavel com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor, criado para acelerar investimentos produtivos com estímulos direcionados para produtores, cooperativas e agroindústrias familiares.

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Detran Há 8 horas

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social

Para evitar prejuízos, o Detran-PR esclarece que não entra em contato direto com a população para buscar candidatos para o programa CNH Social e nem cobra nenhuma espécie de taxa, pois a gratuidade está garantida em todas as fases do processo de obtenção da habilitação.

Foto: Igor Jacinto/Vice Governadoria
Geral Há 8 horas

Show Rural termina com grande participação do Estado e público recorde de 430 mil pessoas

Presente desde o primeiro dia de feira, o governo estadual promoveu uma série de anúncios que vão ajudar a consolidar o Paraná como supermercado do mundo. Entre eles estão investimentos em colégios agrícolas, recursos para crédito rural e novas cultivares.

Antonio Cruz/Agência Brasil
Economia Há 1 dia

Infraero: aeroportos esperam 120 mil passageiros no carnaval

Estão programados 1.020 pousos e decolagens, segundo a empresa

Lenium - Criar site de notícias