O deputado Zeca Dirceu (PT) alertou as prefeituras selecionadas que as inscrições ao Programa Mais Médicos previstas no edital do Ministério da Saúde terminam na quinta-feira, 8. No Paraná, o programa abriu 158 novas vagas em 106 cidades. "Hoje no estado, 362 cidades aderiram ao programa, com 1.836 vagas ativas pelo Ministério da Saúde, das quais 1.450 já estão preenchidas. São mil novas vagas a partir de 2023", disse.
“É fundamental que as prefeituras divulguem as vagas, orientem os profissionais da saúde de suas cidades e acompanhem o processo para que nenhuma vaga fique sem preenchimento”, reforçou.
Zeca Dirceu disse que o programa fortalece a atenção primária nos postos de saúde que atendem nos bairros mais afastados e regiões mais vulneráveis distantes dos grandes centros urbanos. "O Mais Médicos é fundamental para melhorar o acesso da população aos serviços básicos de saúde"
Ao todo, o Ministério da Saúde abriu 3.174 vagas para médicos em todo o país. O edital é voltado a médicos formados em instituições brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil.
Os médicos interessados devem acessar o site oficial do programa Mais Médicos ou utilizar o QR Code divulgado na imprensa regional para consultar o edital e realizar a inscrição.
O Mais Médicos garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros em todo o país. Com a meta de alcançar 28 mil profissionais, o programa atualmente conta com cerca de 24,9 mil médicos atuando em 4,2 mil municípios — o que representa 77% do território nacional.
Cidades selecionadas
Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Ampere, Antonina, Arapongas, Araucária, Assaí, Astorga, Barracão, Bom Sucesso, Bom Sucesso do Sul, Califórnia, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Cerro Azul, Céu Azul, Cianorte, Clevelândia, Colombo, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Engenheiro Beltrão, Faxinal, Fazenda Rio Grande, Florida, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Goioxim, Grandes Rios, Guaíra, Guairaca,
Guarapuava, Guaratuba, Ibema, Ipiranga, Irati, Ivaí, Jaguariaíva, Joaquim Távora, Lindoeste, Londrina, Mamborê, Mariluz.
E ainda: Maringá, Mariópolis, Marumbi, Matinhos, Medianeira, Moreira Sales, Nova Esperança, Nova Prata do Iguaçu, Nova Tebas, Palmas, Palmital, Paranaguá, Pinhais, Pinhal de São Bento, Piraquara, Planalto, Ponta Grossa, Pranchita, Quatro Pontes, Reserva do Iguaçu, Rio Negro, Santa Mariana, Santana do iItararé, Santa Terezinha de Itaipu, Santo Antônio da Platina.
E mais: Santo Antônio do Sudoeste, São João do Triunfo, São José dos Pinhais, Sao Manoel do Paraná, São Mateus do Sul,
Sarandi, Sengés, Siqueira Campos, TIbagi, Toledo, Tomazina, Tres Barras do Paraná, Tunas do Paraná, Turvo, Ubiratã, Wenceslau Braz e Vitorino.