Seguindo com a campanha Maio Amarelo, a Transitar realizou ação educativa na manhã de hoje (9), no Terminal de Transbordo Oeste, em alusão ao Dia das Mães. A iniciativa teve como foco o respeito às mulheres que utilizam o transporte coletivo de Cascavel.
Além de receberem bombons e cartões com mensagens de gentileza no trânsito, as mães também foram orientadas sobre a importância de denunciar casos de importunação sexual. A coordenadora de Educação no Trânsito da Transitar, Luciane de Moura, detalha que o momento foi pensado tanto como uma homenagem quanto um alerta. “A manhã desta sexta-feira se tornou um grande palco de homenagem para as mães ali no Terminal Oeste. Essas mães, que cedo levantam para trabalhar ou se deslocam para outros compromissos, receberam um bombom e um cartão que pede um gesto de gentileza e empatia no trânsito. Aproveitamos também para entregar material educativo sobre importunação sexual, reforçando que isso é crime e que elas devem pedir ajuda, fazer barulho, chamar a polícia”, explica Luciane.
A iniciativa também contou com apoio da Polícia Militar de Cascavel. O material entregue às cascavelenses traz ainda os canais de denúncia: Polícia Militar (190), Guarda Municipal (153), Central de Atendimento à Mulher (180), além do contato da Delegacia da Mulher. A orientação é clara: não se calar diante de situações de violência.
“Se uma começar a gritar, tenho certeza que outras mulheres vão se juntar. É uma luta por todas nós”. O papel dos homens em se unir na proteção das mulheres também foi ressaltado.