O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu realizou, nesta sexta-feira (09), a Assembleia Geral Ordinária com a presença de prefeitos, presidentes de câmaras municipais, representante da Itaipu Binacional, Gilmar Secco, lideranças empresariais e o secretário de Estado do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos. O encontro teve como objetivo principal a apresentação das ações em andamento e o planejamento para os próximos dois anos de gestão da diretoria do Conselho.
Segundo o presidente do Conselho, Antônio França Benjamim, a reunião foi marcada pela objetividade e produtividade. “Fizemos uma pauta muito clara, apresentando o que está sendo executado na região lindeira ao lago de Itaipu e o plano de trabalho para os dois próximos anos, que será oficialmente entregue ao presidente e à diretoria da Itaipu Binacional em reunião prevista para o próximo dia 21”, afirmou.
Questões indígenas e turismo
Durante a assembleia, foi aprovada a realização de um estudo técnico sobre as questões indígenas na região, a ser conduzido por uma equipe especializada com apoio do Conselho dos Lindeiros. Também foram discutidas novas estratégias para o fortalecimento do turismo regional, com ênfase em segmentos como turismo náutico, religioso e rural.
O secretário de Turismo, Leonaldo Paranhos, destacou o potencial econômico e turístico da região. “Somos uma referência nacional e internacional, não apenas pela nossa produção que chega a mais de 120 países, mas também pelas nossas belezas naturais. O turismo aqui, especialmente o náutico, precisa ser cada vez mais aproveitado”, pontuou.
O Conselho dos Lindeiros visa a manutenção do desenvolvimento integrado da região lindeira com base em esforços entre o poder público, Itaipu Binacional, entidades representativas e o governo estadual para fomentar o crescimento sustentável.