A Itaipu Binacional inaugura, na tarde desta segunda-feira (12), bloco do Núcleo de Referência de Tecnologias Espaciais (NORTE) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), no campus Santa Helena (PR).
O convênio, que envolve cooperação técnica e financeira para estruturação do núcleo, ainda tem o envolvimento da Fundação de Apoio à UTFPR (Funtef-PR) e inclui a implantação de infraestrutura laboratorial, estação GNSS (Global Navigation Satellite System), formação de Recursos Humanos e o desenvolvimento de pesquisas aplicadas na área de geotecnologias.
A obra em inauguração inclui um pilar geodésico, uma sala para abrigar os equipamentos da estação, sala para reuniões, dois laboratórios de pesquisa e uma sala híbrida que funcionará como espaço pedagógico para capacitações, aulas e laboratório.
O pilar geodésico abriga a instalação da estação GNSS de Santa Helena. É a terceira estação instalada e mantida pela Itaipu para facilitar atividades de localização e georreferenciamento ao longo do reservatório da usina e sua área de atuação prioritária. Há outras duas estações operando previamente ao convênio, sendo uma na própria Itaipu (Bloco 1 da Diretoria de Coordenação) e outra em Guaíra. As três estações estão vinculadas à Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC), coordenada pelo IBGE.
Sobre a Itaipu Binacional
Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. Desde o início de suas operações, em 1984, já produziu mais de 3 bilhões de megawatts-hora.
A Itaipu tem como missão empresarial gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai. Mais do que uma usina, Itaipu é um agente de transformação, com ações que integram sustentabilidade, inovação e compromisso com as pessoas.