A rota turística Caminhos do Iguaçu, que atravessa diversos municípios do Oeste do Paraná e integra atrativos naturais, culturais e históricos da região, acaba de receber um importante reforço para sua estruturação. A Adetur Cataratas e Caminhos foi contemplada com recursos de quase R$ 800 mil provenientes da Itaipu Binacional, em parceria com a Caixa Econômica Federal, voltado ao fortalecimento da infraestrutura turística.
O Caminhos do Iguaçu compreende mais de 500 km em trilhas e tem como objetivo conectar duas importantes unidades de conservação e contempla todos os 19 municípios da região cataratas e caminhos. Dentro desta rede de trilhas regional estão a Rota dos Pioneiros, a Rota da Fé, Caminho do Peabiru e Caminho Coluna Prestes. O Caminhos do Iguaçu faz parte da Rede Brasileira de Trilhas e utiliza sua metodologia no desenvolvimento do projeto.
Incremento na infraestrutura
De acordo com a coordenadora técnica de atividades da Adetur, Sara Fernanda de Moraes, o projeto, intitulado “Fortalecimento da Infraestrutura Turística do Caminhos do Iguaçu”, prevê a instalação de bebedouros em pontos estratégicos dos municípios e ao longo das trilhas da rota, além da colocação de placas de sinalização.
“Esse recurso vem para complementar ainda mais a qualificação das rotas, para que possamos receber bem os visitantes, mas também atender a comunidade local”, destaca Sara. Ela enfatiza que a preocupação do projeto não se limita à valorização dos atrativos naturais, mas também ao conforto e segurança dos usuários. “Queremos que, além de contemplarem a beleza da região, as pessoas tenham acesso à infraestrutura de apoio, como água potável, hospedagem e alimentação, mesmo em locais mais afastados, onde não há pontos de comércio.”
O Caminhos do Iguaçu está em fase avançada de estruturação e, segundo a coordenadora, boa parte da sinalização será concluída ainda este ano. A iniciativa também contribui para o fortalecimento da rede empreendedora local, ao fomentar o turismo sustentável e valorizar a cultura e o modo de vida das comunidades envolvidas.
A expectativa é que, com a conclusão das melhorias previstas, o Caminhos do Iguaçu se consolide como uma das principais rotas turísticas integradas do estado, promovendo o desenvolvimento regional por meio do turismo consciente e bem estruturado.