O vereador rondonense Fernando Nègre apresentou, ontem (12), requerimento em que solicita da administração municipal informações detalhadas sobre a ausência de aulas de robótica e a implementação da Política Nacional de Educação Digital (Lei 14.533/2023) na rede municipal de ensino.
O parlamentar requer esclarecimentos sobre os motivos pelos quais ainda não foram implementadas aulas de educação digital, programação, computação e robótica no município. Além disso, questiona se há um plano ou política municipal para a aplicação das diretrizes da Lei 14.533/2023 e quais são as fontes de financiamento previstas, como recursos próprios, emendas parlamentares, programas federais e convênios.
Outro aspecto abordado é a preocupação com a educação digital inclusiva, especialmente para estudantes com deficiência, considerando tecnologias assistivas e materiais adaptados. O vereador também solicita informações sobre o Plano Municipal de Educação, verificando se a oferta dessas disciplinas está contemplada nas metas da Secretaria de Educação.
“O requerimento reforça a necessidade de transparência na gestão educacional, identificando eventuais obstáculos e propondo alternativas viáveis para a ampliação da educação digital no município”, conclui Fernando Nègre.
(12.05.2025)