Deputado Gugu Bueno é homenageado pela Polícia Militar do Paraná com medalha Coronel Sarmento
Honraria é a mais alta condecoração da corporação. A Solenidade celebra o legado do patrono da corporação e reconhece autoridades que contribuem com a segurança pública no Estado
Nesta quinta-feira (15), a Polícia Militar do Paraná promoveu uma solenidade em homenagem ao seu patrono, o coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, na sede da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O evento reuniu autoridades civis e militares e marcou a entrega da medalha Coronel Sarmento, a mais alta condecoração da corporação.
Entre os homenageados esteve o deputado estadual e 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, Gugu Bueno, reconhecido pela sua atuação em defesa da segurança pública e pelo apoio institucional à Polícia Militar do Estado.
Durante a cerimônia, o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou o simbolismo da medalha e a importância dos agraciados.
“A cada ano, homenageamos até 40 pessoas que fizeram a diferença — não só para a corporação, mas para a sociedade. Uma delas é o deputado Gugu Bueno, grande parceiro da nossa Polícia Militar e defensor das causas da segurança pública em todo o Paraná.”
Para Gugu Bueno, a honraria aumenta a responsabilidade e o compromisso do parlamentar em defesa da Polícia Militar.
“Receber a medalha Coronel Sarmento, a maior honraria que a Polícia Militar do Paraná concede a um cidadão, é motivo de orgulho. Desde os tempos de vereador em Cascavel, sempre fomos uma voz em defesa da nossa gloriosa PM, dos homens e mulheres que vestem essa farda com honra”, afirmou o deputado Gugu Bueno.
O coronel Jefferson Silva reforça o que representa a Medalha Coronel Sarmento para a corporação. “A medalha Coronel Sarmento representa todo o sacrifício do nosso patrono e a essência da Polícia Militar, que é proteger o cidadão paranaense.
A solenidade também prestou homenagem à memória do patrono da corporação, com a colocação de uma coroa de flores diante do monumento em sua honra, representando o respeito e a continuidade do seu legado. O evento foi encerrado com o desfile das tropas representativas das principais unidades da PMPR, incluindo cadetes da APMG, BOPE, BPRv, BPMA, BPCHOQUE, Batalhão de Trânsito e Regimento de Polícia Montada (RPMon).
Quem foi o Coronel Sarmento
Joaquim Antônio de Moraes Sarmento nasceu em 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1907. Participou das principais campanhas militares da corporação entre 1912 e 1926, incluindo o histórico “Combate do Irani”, no qual ficou ferido no olho. Em 1924, comandou as tropas paranaenses durante a Revolução, e passou para a reserva em 1926. Faleceu em 21 de abril de 1934, no dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.
Seu legado como militar, estrategista e líder deu origem ao título de patrono da Polícia Militar do Paraná, sendo reverenciado anualmente por meio da entrega da medalha que leva seu nome.