Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
21°C 32°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Paraná recebeu 104 mil turistas estrangeiros em abril, melhor resultado para o mês desde 2018

Crescimento foi de 101,9% no comparativo com o mesmo mês de 2024, quando 51.872 visitantes estrangeiros entraram no País pelo Paraná. Antes de 2025, o maior número havia sido em 2019, com pouco mais de 88 mil turistas. Em 2018, quando a Embratur iniciou essa contabilização por estado, foram 74.785.

Por: Redação Fonte: AEN
20/05/2025 às 07h45
Paraná recebeu 104 mil turistas estrangeiros em abril, melhor resultado para o mês desde 2018
Paraná recebeu mais de 104 mil turistas estrangeiros em abril, melhor resultado para o mês desde 2018 Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Paraná segue com altas taxas de crescimento na recepção de turistas vindos de fora do Brasil. Em abril deste ano, o Estado recebeu 104.766 viajantes internacionais, um crescimento de 101,9% no comparativo com o mesmo mês de 2024, quando 51.872 visitantes estrangeiros foram registrados entrando no País pelo Paraná.

As informações são da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e foram atualizadas recentemente pelo órgão. Com o resultado, o Paraná foi o quarto estado que mais recebeu visitantes internacionais no mês de abril, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Ao comparar com anos anteriores, a taxa de recepção de estrangeiros em abril deste ano é a maior para esse mês desde 2018 – quando as taxas de entradas internacionais por estado começaram a ser disponibilizadas no painel de dados da Embratur, com 74.785 visitantes internacionais. Antes de 2025, o maior número havia sido registrado em 2019, pré-pandemia, com pouco mais de 88 mil turistas.

“O nosso trabalho de posicionar o Paraná como um grande receptivo está funcionando, com cada vez mais turistas de fora do Brasil chegando e aquecendo nossos comércios, hotéis e serviços. Isso é resultado do quanto o Estado investe e aposta no turismo, fomentando o setor e mostrando aos turistas que aqui tem atrativos qualificados para todo mundo”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

 

NACIONALIDADES – As chegadas internacionais em abril foram feitas, majoritariamente, por via terrestre, mostrando a importância de municípios fronteiriços ao turismo do Estado, como Guaíra e Foz do Iguaçu, ambos no Oeste paranaense.

Os turistas que mais chegaram ao Paraná no último mês de abril eram originários do Paraguai (55,8%), Argentina (22,1%), Uruguai (3,2%), Estados Unidos (1,7%), Alemanha (1,5%), Espanha (1,5%) e Reino Unido (1,2%).

Os turistas sul-americanos são os que mais entraram no País pelo Paraná. Eles registraram um crescimento de 155% nas chegadas ao Estado, na comparação entre abril deste ano, com pouco mais de 89 mil viajantes, perante o mesmo mês de 2024, que teve quase 35 mil visitantes.

“Os vizinhos sul-americanos são os grandes emissores de estrangeiros ao Paraná, fomentando a nossa economia com moeda estrangeira. Muito disso é por conta das nossas fronteiras, mas a ampliação das rotas aéreas internacionais com destino ao Paraná, a maior presença de roteiros estaduais em guias de agências de viagens e as ações de divulgação do turismo paranaense no Exterior também têm grande impacto nessa taxa de recepção”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, órgão de promoção comercial do turismo no Estado.

 

PRIMEIRO TRIMESTRE – Apenas no primeiro trimestre deste ano, o Estado recebeu mais de 426 mil viajantes vindos do Exterior, o que representa um aumento de 18,3% na comparação com o mesmo período do ano passado – que registrou pouco mais de 360 mil estrangeiros que chegaram ao Paraná.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Arnaldo Neto/AEN
Economia Há 3 horas

Acima da média nacional, comércio paranaense fecha 2025 com alta de 2,8% nas vendas

É o segundo melhor resultado pós-pandemia, atrás apenas de 2024, que terminou com 3,1% de crescimento. O resultado do ano passado também é superior à média nacional no mesmo período, que foi de 1,6%.

BRDE encerra participação no Show Rural com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor Paranaense Foto: Kauã Veronese/BRDE
Economia Há 4 horas

BRDE fecha participação no Show Rural com R$ 434,3 milhões no Banco do Agricultor

No total, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul encerrou a participação na feira em Cascavel com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor, criado para acelerar investimentos produtivos com estímulos direcionados para produtores, cooperativas e agroindústrias familiares.

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Detran Há 4 horas

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social

Para evitar prejuízos, o Detran-PR esclarece que não entra em contato direto com a população para buscar candidatos para o programa CNH Social e nem cobra nenhuma espécie de taxa, pois a gratuidade está garantida em todas as fases do processo de obtenção da habilitação.

Foto: Igor Jacinto/Vice Governadoria
Geral Há 4 horas

Show Rural termina com grande participação do Estado e público recorde de 430 mil pessoas

Presente desde o primeiro dia de feira, o governo estadual promoveu uma série de anúncios que vão ajudar a consolidar o Paraná como supermercado do mundo. Entre eles estão investimentos em colégios agrícolas, recursos para crédito rural e novas cultivares.

Antonio Cruz/Agência Brasil
Economia Há 1 dia

Infraero: aeroportos esperam 120 mil passageiros no carnaval

Estão programados 1.020 pousos e decolagens, segundo a empresa

Lenium - Criar site de notícias