O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou requerimento, de autoria do vereador Fernando Nègre, que solicita ao Executivo Municipal a realização de auditoria para avaliar a aplicação dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) desde 1º de janeiro de 2015 até a presente data.
O requerimento também será encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) e ao Ministério Público Estadual, reforçando a necessidade de transparência na gestão dos recursos destinados à educação básica.
“A iniciativa surge após questionamentos sobre a falta de transparência na prestação de contas do FUNDEB, além de denúncias envolvendo disparidades salariais entre professores que ingressaram pelo mesmo concurso e diferenças na aplicação dos complementos de piso para coordenadoras e diretoras”, justifica Fernando Nègre.
De acordo com ele, outro fator relevante foi a exoneração recente da até então presidente do Conselho do Fundeb, o que intensificou dúvidas sobre a administração dos recursos.
Segundo o vereador, a auditoria garantiria a aplicação correta dos valores, fortalecendo a gestão eficiente e transparente dos recursos educacionais, além de prevenir possíveis irregularidades.
(19.05.2025)