O Toledo é + Seguro! foi tema de reunião na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) na terça-feira (29). O encontro aconteceu na sede da entidade e teve a presença de associados, representantes das forças de segurança e integrantes da administração municipal, entre eles o prefeito Beto Lunitti. Na ocasião, a presidente da ACIT, Anaíde Holzbach de Araújo, repassou para a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) 21 câmeras de segurança para serem instaladas conforme demanda da pasta.
O secretário da SSMU, Christian Guilherme Goldoni, explanou detalhes sobre o programa lançado no fim de julho com o intuito de melhorar a segurança dos munícipes. Major Goldoni, como é mais conhecido, explicou que o Toledo é + Seguro! é um trabalho sinérgico entre as forças de segurança pública e congrega diversas representações, entre órgãos governamentais e a sociedade organizada. “É como se fosse um enorme guarda-chuva, unindo várias ações, visando preservar e cuidar o nosso maior patrimônio que são as vidas dos munícipes e protegendo o seu patrimônio físico também”.
Um dos pontos detalhados pelo secretário aos empresários é de que forma será possível as forças de segurança utilizarem as câmeras de segurança instaladas em áreas externas de propriedades privadas e comércios. “Queremos chegar a mil câmeras neste trabalho. Atualmente, o município conta com 250 câmeras próprias, distribuídas em locais públicos, como escolas e centros municipais de educação infantil, sendo 80 com tecnologia OCR, sistema que permite a leitura da placa dos veículos, instaladas em pontos estratégicos como a entrada e saída do município”.
O prefeito Beto Lunitti afirmou que o sistema é muito interessante e tende a avançar mais. “Estamos buscando uma nova tecnologia que consegue fazer leitura facial e detectar pessoas armadas. É um avanço gigantesco”. Lunitti ainda detalhou investimentos no novo EstaR, controlado eletronicamente, e na criação de uma Patrulha Rural Municipal, utilizando armas de longo alcance e veículos potentes. “Vamos levar segurança para os produtores rurais em parceria com a Polícia Militar. Também vamos disponibilizar aos nossos moradores da zona rural o botão do pânico, sistema de acionamento imediato das forças de segurança”, disse Beto reforçando que a intenção é transformar o município em uma referência. “Tenho certeza que seremos uma das cidades mais seguras do Paraná e do Brasil”.
A participação de vários comerciantes interessados em conhecer o compartilhamento das câmeras, que já está em funcionamento, foi destacado pela presidente da ACIT. Segundo Anaíde, quem ainda tem dúvidas deve buscar informações na Prefeitura ou na própria ACIT. “Integre a sua câmara de segurança a esse programa. Isso vai permitir que Toledo seja uma cidade extremamente segura. Isso é muito bom para todos nós”, solicitou.
O evento contou também com a presença do delegado da 20ª Subdivisão Policial Alexandre Macorin, o representante do 19º Batalhão da Polícia Militar tenente Eduardo Correa Peres e demais representantes da Polícia Civil e Guarda Municipal.
Mín. 20° Máx. 28°