Muitas novidades, curiosidades e ideias a serem transformadas em ações, por meio da cooperação Brasil/Polônia, foi o resumo estabelecido após a visita realizada na primeira quinzena de maio, pelo grupo formado pelo presidente da Sustentec e coordenador do convênio Plantas Medicinais: Territorialização da Política Nacional, Euclides Lara Cardoso Junior; o articulador do projeto e professor da Unioeste, Jair Kotz; o deputado federal, Elton Welter; o gestor do convênio por Itaipu Binacional, Marcos Carvalho e a superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no Paraná, Leila Klenk, na região de Wielkopolska, Varsóvia, Podlásie e Vármia, na Polônia.
De acordo com Euclides, a forte cultura polonesa existente no sul do país, especialmente o Paraná, aliada a vontade de destacar e estimular o trabalho feito pelas mulheres, bem como o projeto Plante e Colha Saúde, que busca por meio das plantas medicinais assegurar saúde e saberes populares aliados à medicina, para o bem coletivo da população, chamou a atenção dos gestores e órgãos visitados. “Fomos muito bem recebidos em todas as esferas visitadas. Eles gostaram muito de ver o trabalho da nossa região sob o aspecto das plantas medicinais e, nós, vimos um país riquíssimo em estudos e resultados eficazes em todas as etapas; do cultivo à distribuição”, disse ele.
Para o gestor do convênio por Itaipu, Marcos Carvalho, as visitas foram de muito aprendizado. “Eles são referência em plantas medicinais e nós temos que extrair o que deu certo para eles e trazer para a nossa realidade, fazendo com que a nossa região, evolua no que se refere as plantas medicinais”.
No roteiro, eles visitaram o Instituto Internacional de Fibras Naturais e Plantas Medicinais do Ministério da Agricultura (uma espécie de Embrapa de plantas medicinais e cannabis), além de visitarem a fábrica de máquinas para processamento de plantas medicinais, a indústria de processamento e o encontro com as autoridades regionais de Wielkopolska.
Na capital do país, em Varsóvia, eles visitam a Embaixada do Brasil, com encontro no Congresso Nacional com o grupo parlamentar Brasil/Polônia. Houve ainda reunião no Ministério do Desenvolvimento Rural, encontro na Câmara de Comércio Brasil/Polônia e agendas na Universidade de Varsóvia e na Universidade de Ciências da Vida de Varsóvia (SGGW).
Nos dias 16,17 e 18 de maio, o grupo visitou os arranjos produtivos locais de plantas medicinais e cannabis nas regiões de Podlásie e Vármia.
Uma das paradas foi na fazenda Dary Natury, na região de Podlásie, um dos APLs de plantas medicinais mais emblemáticos da União Europeia, além de cumprirem agenda com as autoridades da região.
O ciclo de visitas e contatos se encerrou na fazenda modelo de cannabis, na região de Vármia.
Encaminhamentos – Em comum acordo, os integrantes do grupo que compôs a missão técnica, afirmaram que o próximo passo será encaminhar as ações práticas e viabilizar todas a ideias que foram debatidas, sejam elas na dimensão das políticas públicas, em pesquisa acadêmica e na dimensão comercial.
Missão técnica reuniu na Polônia, o presidente da Sustentec e coordenador do convênio Plantas Medicinais: Territorialização da Política Nacional, Euclides Lara Cardoso Junior; o articulador do projeto e professor da Unioeste, Jair Kotz; o deputado federal, Elton Welter; o gestor do convênio por Itaipu Binacional, Marcos Carvalho e a superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no Paraná, Leila Klenk
Reunidos com representantes da Universidade Agrícola da Polônia
Missão técnica em diálogos no Parlamento de Varsóvia
Universidade de Varsóvia, Departamento de estudos iberoamericano e brasileiro